Serviços

Viva, experimente, descubra
Explorar

Igreja São Bartolomeu

A Igreja Matriz de São Bartolomeu possui características tipológicas das primeiras edificações religiosas erigidas na região de Ouro Preto em meados do século XVIII, no período colonial. Encontra-se implantada em patamar elevado de topografia plana, na Rua do Carmo. Um muro em alvenaria de pedra circunda a edificação, delimitando uma área gramada, havendo do lado direito um coreto construído no século XX.

A planta da capela é retangular, composta por nave, coro, capela-mor, capela lateral à nave e cômodo anexo, corredores laterais e sacristia posterior. A edificação compõe-se de sete volumes de altimetria diferenciada, sendo os mais altos os das duas torres, em seguida o volume que abriga a nave e o coro, sucedido pelo volume da capela lateral, em seguida o volume referente à capela-mor, e em seguida um volume mais baixo, composto pelos corredores laterais à capela -mor e pela sacristia, da mesma altura da cobertura do cômodo anexo à capela lateral.

As paredes da edificação foram executadas em alvenaria de pedra, assentada com argamassa de barro, pintadas à cal.
Compartilhe esta página

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.