Roteiro em:

Caminho dos Diamantes

O Caminho dos Diamantes passou a ter grande importância a partir de 1729, quando as pedras preciosas de Diamantina ganharam destaque nas economias brasileira e portuguesa. Além da história de seus municípios, da cultura latente e da gastronomia típica, o Caminho dos Diamantes destaca-se pela beleza natural.     

Atrativos que somam aventura, natureza, história e cultura dão o tom das viagens pelo Caminho dos Diamantes da Estrada Real.  O viajante percorre 395 km divididos em 18 planilhas na companhia da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço e de suas paisagens exuberantes. 

Para quem percorre o caminho dos Diamantes no sentido Diamantina – Ouro Preto, 178,3 km serão entre subidas curtas e longas, sendo que uma das mais longas é a do trecho entre Itapanhoacanga a Santo Antônio do Norte, mas, como um todo, o nível de exigência física é menor.  Em boa parte dos percursos existem poucas opções com áreas sombreadas, principalmente entre Diamantina e Bom Jesus do Amparo.     

Para quem percorre no sentido Ouro Preto – Diamantina, dos 395 km, 173,3 km oscilam entre subidas curtas e longas, sendo que uma das mais longas é entre Santo Antônio do Norte e Itapanhoacanga  e entre Serro e Diamantina, mas, como um todo, o nível de exigência física é maior.   Normalmente os viajantes gastam em média 8 dias para percorrer de bicicleta e 27 dias a pé, mas isso varia com o tom que o turista que dar para a sua viagem.

Dos 395 quilômetros, 26% estão asfaltados (105,9 km), e 0,5% são trilha (2 km). Os outros 73,5% são de estrada de terra (289 km).     

Trechos que têm asfalto ou trilha    
  • São Gonçalo do Rio das Pedras – Milho Verde – Serro = 30,6 km em asfalto 
  • Serro – Alvorada de Minas = 18,8 km de asfalto
  • Tapera - Conceição do Mato Dentro = 10 km de asfalto
  • Itambé do Mato Dentro - Senhora do Carmo = 15,2 km de asfalto 
  • Ipoema – Bom Jesus do Amparo = 13 km de asfaltado
  • Bom Jesus do Amparo - Cocais = 7 km de asfaltado
  • Santa Bárbara - Catas Altas= 2 km de trilha
  • Mariana – Ouro Preto = 11,3 km de asfalto

Atenção!

Devido ao rompimento da Barragem de Mariana o trecho de Santa Rita Durão à Mariana está interditado, desta forma aconselhamos seguir uma das rotas alternativas:

Sentido Diamantina - Ouro Preto
- Iniciar a viagem em Diamantina e seguir rota alternativa para ciclistas, caminhantes e cavaleiros de Santa Rita Durão até Camargos; 
- Quem estiver de carro deve iniciar a viagem em Diamantina até Santa Rita Durão e seguir pela MG 129 (53,6 Km) até Mariana.

Sentido Ouro Preto - Diamantina
- Iniciar a viagem em Ouro Preto e seguir rota alternativa para ciclistas, caminhantes e cavaleiros de Camargos até Santa Rita Durão; 
- Quem estiver de carro deve iniciar a viagem em Ouro Preto, sentido Mariana e e seguir pela MG 129 (53,6 Km) até Santa Rita Durão.





Trechos

Os roteiros planilhados oferecem ao turista a possibilidade de percorrer os quatro caminhos de acordo com sua disponibilidade.

Ordenar pela Cidade de partida

As linhas de GPS disponíveis para download estão no formato .gtm (compatível com GPS – Garmin). Para converter para um formato diferente compatível com seu aparelho de GPS, você terá que baixar um editor de mapas disponível na internet (como Trackmaker ou similares), carregar o arquivo no editor e salvá-lo no formato aceito pelo seu aparelho de GPS. Depois, é só importar o arquivo para seu aparelho de GPS.

Compartilhe esta página

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.