Serviços

Viva, experimente, descubra
Explorar

Centro Histórico de Paraty

O centro histórico de Paraty é considerado pela UNESCO como "o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso". Possui trinta e um quarteirões (antigamente haviam trinta e três quarteirões) e quatro praças (Bandeira, Santa Rita, Matriz e Rosário).

A maçonaria deixou sua forte marca nas fachadas dos sobrados com desenhos geométricos, em relevo. Em quase todas as esquinas do bairro histórico há três cunhais de pedra lavrada, formando um triângulo imaginário, símbolo maçônico que representa Deus. Seus casarões coloniais hoje abrigam muitas lojas, ateliers, pousadas e restaurantes. A noite no Centro é onde os turistas e locais se encontram para passear, curtir, comer e comprar.

Na década de 1970 os acessos ao centro histórico foram fechados com correntes, impedindo a entrada de veículos pelas ruas de pedras. Até 1980 o calçamento de pedras estava em perfeito estado, com as pedras alinhadas e todas na mesma altura. Entretanto, nesse ano, retiraram as pedras para a construção da rede de esgoto, e ao colocarem de volta não o fizeram corretamente. 

Compartilhe esta página

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.