Serviços

Viva, experimente, descubra
Explorar

Capela de Nossa Senhora da Piedade

Nos arredores de Ouro Preto é a última das que foram construídas na Serra de Ouro Preto, por ocasião da revolta chefiada por Felipe dos Santos, em 1720. Essa data coincide com a inscrição que se lê na penha da cruz do alto da empena, acima do telhado, que é certamente uma data de conclusão da obra.

É uma das capelas mais antigas de Ouro Preto e com características do primeiro estilo situada num platô e circundada pelas ruínas negras e calcinadas do arraial, no Morro de Pascoal da Silva.

A construção em canga, sob a forma de matações é marcante dos primeiros anos do século XVIII e do local; à semelhança das capelas de Sant'Ana e São João, igualmente no Morro da Queimada, mas com a diferença de que os guarnecimentos de portas e janelas são em cantaria. 

Compartilhe esta página

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.