Cachaça
- Gastronômico
Cachaça é uma bebida alcoólica tipicamente brasileira. A sua história está relacionada diretamente ao início da colonização portuguesa do país e à atividade açucareira. Na Estrada Real, alguns alambiques merecem destaque para quem curte a bebida.
Engenho Boa Vista
Estima-se que o engenho de cachaça é o mais antigo do Brasil em funcionamento. Ele está localizado na cidade Coronel Xavier Chaves, a 20 quilômetros de Tiradentes. O proprietário Rubens Chaves é bisneto do próprio Coronel Xavier Chaves e parente direto de Tiradentes, o herói da Inconfidência.
O engenho foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e continua produzindo cachaça artesanal desde 1755, ano da sua fundação. Sua cachaça utiliza cana orgânica da própria fazenda e continua sendo fabricada do mesmo jeito que era produzida antigamente.
Alambique Alferes
Ele está localizado na fazenda de Santa Ana, pertinho de Tiradentes. A cachaça que é produzida artesanalmente por lá passa por um rigoroso controle de qualidade e respeito pelo meio ambiente. Ela é envelhecida em tonéis de carvalho e com selo de controle de qualidade total do IMA, órgão de MG que atesta a qualidade dos produtos.
Alambique Velho Ferreira
Fundado em 14 de abril de 1997, o Alambique Velho Ferreira produz cachaça totalmente artesanal e está localizado no distrito de Vitoriano Veloso – mais conhecido com Bichinho.
Prazer de Minas
Localizada em Esmeraldas, a Prazer de Minas é produzida desde 1999 e é a cachaça que representa o Instituto Estrada Real, Instituto que busca a valorização do patrimônio histórico-cultural, estimulando o turismo, a preservação e revitalização dos entornos das antigas Estradas Reais remanescentes do Brasil Imperial.