O Caminho Novo começa no Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto. A unidade de conservação abriga o imponente Pico do Itacolomi, de 1.772 m de altitude, antigo ponto de referência e orientação para viajantes da Estrada Real. Seu nome, de origem tupi, significa ?pedra menina?. Os índios o viam como o ?filhote? da montanha ou ?pedra mãe?.
No Parque, a Fazenda São José do Manso é um atrativo. Sua antiga sede, construída entre 1706 e 1708, é hoje chamada de Casa Bandeirista, onde funciona o Centro de Visitantes da unidade de conservação. Uma das três amostras da arquitetura paulista em Minas Gerais, é considerada por especialistas o primeiro prédio público do Estado, já que servia para cobrança de impostos e vigilância das minas. Reserve um tempo para visitar a exposição permanente sobre os viajantes naturalistas: Spix e Martius, Auguste de Saint Hilaire, Langsdorff, entre outros.
É permitido o acesso de carros até a Casa Bandeirista. A partir dela, o caminho da Estrada Real só pode ser feito a pé ou de bike. Não é permitida a entrada de cavalos. O parque tem uma ótima infraestrutura, com restaurante, área de camping, estacionamento, trilhas interpretativas e outras atrações.Consulte mais informações no site http://www.ief.mg.gov.br/component/content/193?task=view.
Até a Represa do Custódio, a trilha é toda sombreada, com muitas subidas e descidas. Depois dela, a maior parte do caminho é em subida, até Lavras Novas.
Reserve um tempo para curtir Lavras Novas, distrito de Ouro Preto. O local tem uma atmosfera aconchegante de interior, com o casario preservado, povo carismático e ótima infraestrutura de pousadas e restaurantes.
Atenção: Devido a obras na Barragem do Custódio, o acesso a Lavras Novas pelo Parque Estadual do Itacolomi está interditado a partir de julho de 2021, e tem previsão de liberação em fevereiro de 2022. O desvio deverá ser feito pela MG-129.