Script in:

Caminho dos Diamantes

O Caminho dos Diamantes passou a ter grande importância a partir de 1729, quando as pedras preciosas de Diamantina ganharam destaque nas economias brasileira e portuguesa. Além da história de seus municípios, da cultura latente e da gastronomia típica, o Caminho dos Diamantes destaca-se pela beleza natural.     

Atrativos que somam aventura, natureza, história e cultura dão o tom das viagens pelo Caminho dos Diamantes da Estrada Real.  O viajante percorre 395 km divididos em 18 planilhas na companhia da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço e de suas paisagens exuberantes. 

Para quem percorre o caminho dos Diamantes no sentido Diamantina – Ouro Preto, 178,3 km serão entre subidas curtas e longas, sendo que uma das mais longas é a do trecho entre Itapanhoacanga a Santo Antônio do Norte, mas, como um todo, o nível de exigência física é menor.  Em boa parte dos percursos existem poucas opções com áreas sombreadas, principalmente entre Diamantina e Bom Jesus do Amparo.     

Para quem percorre no sentido Ouro Preto – Diamantina, dos 395 km, 173,3 km oscilam entre subidas curtas e longas, sendo que uma das mais longas é entre Santo Antônio do Norte e Itapanhoacanga  e entre Serro e Diamantina, mas, como um todo, o nível de exigência física é maior.   Normalmente os viajantes gastam em média 8 dias para percorrer de bicicleta e 27 dias a pé, mas isso varia com o tom que o turista que dar para a sua viagem.

Dos 395 quilômetros, 26% estão asfaltados (105,9 km), e 0,5% são trilha (2 km). Os outros 73,5% são de estrada de terra (289 km).     

Trechos que têm asfalto ou trilha    
  • São Gonçalo do Rio das Pedras – Milho Verde – Serro = 30,6 km em asfalto 
  • Serro – Alvorada de Minas = 18,8 km de asfalto
  • Tapera - Conceição do Mato Dentro = 10 km de asfalto
  • Itambé do Mato Dentro - Senhora do Carmo = 15,2 km de asfalto 
  • Ipoema – Bom Jesus do Amparo = 13 km de asfaltado
  • Bom Jesus do Amparo - Cocais = 7 km de asfaltado
  • Santa Bárbara - Catas Altas= 2 km de trilha
  • Mariana – Ouro Preto = 11,3 km de asfalto

Atenção!

Devido ao rompimento da Barragem de Mariana o trecho de Santa Rita Durão à Mariana está interditado, desta forma aconselhamos seguir uma das rotas alternativas:

Sentido Diamantina - Ouro Preto
- Iniciar a viagem em Diamantina e seguir rota alternativa para ciclistas, caminhantes e cavaleiros de Santa Rita Durão até Camargos; 
- Quem estiver de carro deve iniciar a viagem em Diamantina até Santa Rita Durão e seguir pela MG 129 (53,6 Km) até Mariana.

Sentido Ouro Preto - Diamantina
- Iniciar a viagem em Ouro Preto e seguir rota alternativa para ciclistas, caminhantes e cavaleiros de Camargos até Santa Rita Durão; 
- Quem estiver de carro deve iniciar a viagem em Ouro Preto, sentido Mariana e e seguir pela MG 129 (53,6 Km) até Santa Rita Durão.





Stretch

The prepared itineraries offer tourists the possibility of following the four paths according to their availability.

Sort by starting city

The GPS lines available for download are in .gtm, .kml and .gpx format. To convert to a different format compatible with your GPS device, you will have to download a map editor available on the internet (like Trackmaker or similar), load the file in the editor and save it in the format accepted by your GPS device. Then just import the file to your GPS device.

Share this page

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.