O Caminho Novo Ă© o mais jovem da Estrada Real. Sua criação começou a ser definida em 1698, mas foi entre 1722 e 1725 que a rota estava finalmente definida. Repleto de atrativos turĂsticos, ele guarda dezenas de vestĂgios da Ă©poca mineradora, um verdadeiro convite para o viajante. Aberto para ser alternativa mais rápida e fácil ao Caminho Velho, o Caminho Novo guarda para os turistas uma sĂ©rie de elementos da Ă©poca das bandeiras e das primeiras explorações do territĂłrio. SĂŁo tĂşneis, chafarizes e fazendas, hoje transformadas em confortáveis meios de hospedagem, que resgatam construções e costumes dos sĂ©culos 18 e 19.
Os 515 km do Caminho Novo são divididos em 18 planilhas, onde cada um dos trechos reserva ao viajante possibilidades de turismo que aliam atrativos naturais e culturais: um prato cheio para aguçar a criatividade de quem viaja por conta própria!
Dos 515 quilĂ´metros, 32% estĂŁo asfaltados (166 km), e 5% sĂŁo trilhas (25 km). Os outros 63% sĂŁo de estrada de terra (324 km)
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Ouro Preto – Lavras Novas = 17 km de trilha
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Lavras Novas – Chapada = 5 km de trilha
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Itatiaia – Ouro Branco = 5 km de asfalto
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Ouro Branco – Conselheiro Lafaiete = 7 km de asfalto
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Barbacena – Antônio Carlos = 8 km de asfalto
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Santos Dumont – Ewbank da Câmara = 3 km de trilha
- Ewbank da Câmara – Matias Barbosa = 25 km de asfalto
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Matias Barbosa – Simão Pereira – Monte Serrat = 24 km de asfalto
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Secretário – Pedro do Rio – Petrópolis = 34 km de asfalto
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Petrópolis – Porto Estrela = 31 km de calçamento e asfalto
Importante: nĂŁo deixe de ficar atento na planilha no trecho entre Ewbank da Câmara a Juiz de Fora, pois devido a uma porteira fechada por cadeado, a planilha está indicando outro caminho. Bem como aos campos de observações das planilhas, principalmente nos trechos de trilha, onde ele terá informações do estado da trilha e a possibilidade de fazĂŞ-la, como por exemplo, se tem como percorrĂŞ-la com alforje, alĂ©m de informações de como Ă© possĂvel evitá-las.
Nos trechos de asfalto, principalmente quando chega ao estado
do Rio de Janeiro, muita atenção, pois na maioria das rodovias não há acostamento.
Para quem vai percorrer no sentido Ouro Preto – Porto Estrela terá a altimetria a seu favor, pois ela sai de 1.200 metros para o nĂvel do mar. Mesmo assim o percurso todo oscila com subidas curtas e longas, num total de 223 km, sendo as mais marcantes entre Secretário e PetrĂłpolis. Boa parte dos percursos tem opções com áreas sombreadas.
Para quem vai percorrer no sentido Porto Estrela – Ouro Preto terá a altimetria como inimigo, pois ela sai do nĂvel do mar para 1.200 metros em Ouro Preto. Mesmo assim o percurso todo oscila com subidas curtas e longas, num total de 238 km.
Atenção: Devido a obras na Barragem do Custódio, o acesso pelo Parque Estadual do Itacolomi está interditado a partir de julho de 2021, e tem previsão de liberação em fevereiro de 2022. O desvio deverá ser feito pela MG-129.