Stretch:Catas AltasuntilSanta Bárbara
Tratando-se de um trecho relativamente plano, o caminho entre Catas Altas e Santa Bárbara oferece muitas opções e curiosidades ao turista que deve sempre estar atento para não se perder, já que nele se encontram muitos desvios.
Para veículos 4x4 o caminho, no fim, apresenta um pequeno contratempo, uma trilha de 3 km impossibilita a passagem dos mesmos, porém, pode ser contornada através de um desvio, em estrada de terra, em seu princípio.
A paisagem do percurso se revela muito bonita, sendo que, em alguns trechos, a vista da Serra do Caraça, ao fundo, é a beleza mais característica. Em determinado local o viajante terá que passar por dentro de uma fazenda, terminando o percurso debaixo de um túnel da linha férrea, e que, logo depois, deverá ser continuado seguindo os trilhos.
No Km 7,56 é obrigatória uma parada para apreciar o Bicame de Pedra, que é um aqueduto construído pelos escravos em 1792, de 4 metros de altura, onde suas pedras foram postas sob pressão, sem qualquer tipo de concreto, sobre o qual corria água para abastecer as antigas fazendas da região.
O trecho termina na cidade de Santa Bárbara, erguida nas margens do ribeirão de Santa Bárbara em 1704, sendo uma das mais antigas cidades mineiras, tendo seu apogeu durante o ciclo do ouro e que, após o declínio das minas, passou a ser importante entreposto de abastecimento, de onde partiam cerca de 600 tropas de mulas por dia. A cidade conta com igrejas centenárias, como a Matriz de Santo Antônio, Nossa Senhora das Mercês e a Igreja do Rosário, além dos seus belos e imponentes casarões coloniais, compondo a infraestrutura turística completa de Santa Bárbara.