Barão de Cocais

As ruínas e pinturas rupestres encontradas na cidade são de surpreender qualquer visitante. Seis mil anos antes do povoamento da região, Barão de Cocais, situada nas proximidades da Serra do Caraça, a aproximadamente 90 km da capital mineira, já era habitado por indígenas.

Os vestígios estão no sítio arqueológico Pedra Pintada, que possui pinturas rupestres com desenhos semelhantes aos das grutas de Altamira, no norte da Espanha, e Lascaux, no sul da França. O sítio arqueológico está localizado no distrito de Cocais, que oferece aos visitantes boas oportunidades para a prática do ecoturismo, além de belas construções históricas dos séculos 18 e 19, apresentando aspectos de um vilarejo colonial.

Fundada no início do século 18, Barão de Cocais se tornou independente de Santa Bárbara em 1943.
Compartilhe esta página

Dicas

Conhecida nacionalmente como portal do Caraça, Barão de Cocais é um importante polo minerador do estado de Minas Gerais. São inúmeras as atrações turísticas, igrejas, cachoeiras e atrativos naturais. Destaque para o sítio arquelógico da Pedra Pintada, as ruínas de gongo soco, a cachoeira de cocais e a serra do cambota.

Outro atrativo, é o distrito de Cocais, que guarda aquele aspecto interiorano típico dos pequenos vilarejos mineiros, além de belas paisagens e cachoeiras.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.