Ponte da Parayba
- Arquitetura Histórica
Construída pelo Barão de Mauá, suas ferragens foram fundidas na Fundição da Ponta-da-Areia em Niterói.
Projetada pelo engenheiro Douglas Dogdson com peças de treliça, medindo cada uma 2,64m que facilitaria seu transporte pelas tropas de muares que obrigatoriamente atravessariam a Serra em direção a Paraíba do Sul.
Possui quatro pilares maciços construídos em cantaria lavrada para sua sustentação. Foi inaugurada em 1857, favorecendo a travessia do rio, onde era cobrado um pedágio no período entre 1857 a 1889.
Projetada pelo engenheiro Douglas Dogdson com peças de treliça, medindo cada uma 2,64m que facilitaria seu transporte pelas tropas de muares que obrigatoriamente atravessariam a Serra em direção a Paraíba do Sul.
Possui quatro pilares maciços construídos em cantaria lavrada para sua sustentação. Foi inaugurada em 1857, favorecendo a travessia do rio, onde era cobrado um pedágio no período entre 1857 a 1889.