Trecho:

Ouro PretoatéGlaura

    Não é por acaso que por Ouro Preto passam os três caminhos que formam a Estrada Real. Durante o ciclo do ouro do Brasil colonial, a cidade era o mais importante centro econômico e político país. Hoje, construções da época, como as dezenas de igrejas, são atrativos para os turistas, que contam também com a agitada cena cultural ouro-pretana e com um refúgio frente à Mata Atlântica preservada do Parque Estadual do Itacolomi.   No eixo principal da Estrada Real, o trecho entre Ouro Preto e São Bartolomeu tem como maior atrativo uma trilha de cerca de 15 km. O destaque histórico está no marco 595, onde está um chafariz de 1792 em bom estado de conservação. Esse caminho era a antiga trilha usada por governantes dos séculos XVIII e XIX para chegar a ?casa de campo?, em Cachoeira do Campo, hoje distrito de Ouro Preto.   A trilha é estreita e de difícil acesso para quem pedala com muito peso. Em alguns trechos, é necessário carregar a bicicleta. Depois do marco 599, quando são atravessadas fazendas, o caminho é coberto pela vegetação, sendo alguns trechos com vegetação alta.   A primeira parte deste trecho termina no distrito de São Bartolomeu, uma das localidades mais antigas da região do ouro. Como atrativo, há o rio das Velhas, que atravessa o centro histórico, a Igreja Matriz de São Bartolomeu, a paisagem natural e os famosos doces de goiaba.   Continuando o trecho da Estrada Real até o distrito de Glaura, o viajante tem outra trilha pela frente no marco 629. Mas dessa vez são apenas 3 km de trilhas de fácil acesso, com destaque para a bela paisagem natural.   O trecho termina em Glaura, um dos mais antigos distritos da região do ouro. Fundada no século XVIII, no auge da exploração do ouro, servia como refúgio para os grandes senhores que tinham o antigo arraial como ponto médio entre Vila Rica (antigo nome de Ouro Preto) e São João Del-Rei. Como atrativo, o distrito oferece o charme da vida bucólica de um pequeno povoado, a Igreja Matriz de 1764, a paisagem colonial e as cachoeiras da região da Serra de Ouro Branco. O distrito de Glaura possui infraestrutura turística.

    Informações de Trecho

    Dificuldade física: Nível 3
    Dificuldade técnica: Nível 5
    Dificuldade total: 28KM
    Presença de sombra: Não
    Distância em descida: 11 KM
    Distância em subida: 12 KM
    Inc. Média das subidas: 7 %
    Trechos

    Os roteiros planilhados oferecem ao turista a possibilidade de percorrer os quatro caminhos de acordo com sua disponibilidade.

    Ordenar pela Cidade de partida

    As linhas de GPS disponíveis para download estão no formato .gtm, .kml e .gpx. Para converter para um formato diferente compatível com seu aparelho de GPS, você terá que baixar um editor de mapas disponível na internet (como Trackmaker ou similares), carregar o arquivo no editor e salvá-lo no formato aceito pelo seu aparelho de GPS. Depois, é só importar o arquivo para seu aparelho de GPS.

    Compartilhe esta página

    Estrada RealUma estrada,
    seu destino

    Fique por dentro das novidades:
    Siga a gente nas redes sociais:
    Baixe nosso app:

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.