Trecho:

Lavras NovasatéItatiaia

    Lavras Novas, distrito de Ouro Preto, é daqueles lugares onde devemos esquecer os horários. Não tenha pressa, conheça cada cantinho, converse com os moradores, curta a tranquilidade e as paisagens.   Fontes populares dizem que o vilarejo foi um quilombo. Apesar da maioria dos nativos serem negros, não foram encontrados documentos que comprovam essa versão.   Saindo de Lavras Novas, o caminho da Estrada Real segue para a Chapada, povoado de Ouro Preto, menor ainda que o primeiro, mas com o mesmo astral. O trecho é curto, com muitas pedras e areia fina. Do alto da serra há uma bela vista da região. Não é acessível a carros. Os carros devem seguir pela estrada principal de Lavras Novas, optarem por entrar na estrada de acesso à Chapada ou seguir direto para Itatiaia.   Nos primeiros quilômetros de asfalto, sentido Itatiaia, o viajante passará por um conjunto de pontes de pedras, construídas no século XIX, em estilo romano, utilizando a técnica de cantaria. Ao longo do trecho até Ouro Branco existem várias dessas construções de pedra.   A chegada em Itatiaia é feita por uma trilha fechada e íngreme. Veja as dicas na planilha para quem não quiser acompanhar essa parte do percurso.   Itatiaia é um pequeno distrito de Ouro Branco, e é mais um desses locais onde a vida passa sem pressa. Um dos atrativos da região, a igreja construída no século XVIII, em estilo barroco, é homenagem a Santo Antônio, padroeiro da região.

    Informações de Trecho

    Dificuldade física: Nível 3
    Dificuldade técnica: Nível 5
    Dificuldade total: 23KM
    Presença de sombra: Não
    Distância em descida: 12 KM
    Distância em subida: 9 KM
    Inc. Média das subidas: 7 %
    Trechos

    Os roteiros planilhados oferecem ao turista a possibilidade de percorrer os quatro caminhos de acordo com sua disponibilidade.

    Ordenar pela Cidade de partida

    As linhas de GPS disponíveis para download estão no formato .gtm, .kml e .gpx. Para converter para um formato diferente compatível com seu aparelho de GPS, você terá que baixar um editor de mapas disponível na internet (como Trackmaker ou similares), carregar o arquivo no editor e salvá-lo no formato aceito pelo seu aparelho de GPS. Depois, é só importar o arquivo para seu aparelho de GPS.

    Compartilhe esta página

    Estrada RealUma estrada,
    seu destino

    Fique por dentro das novidades:
    Siga a gente nas redes sociais:
    Baixe nosso app:

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.