Trecho:

ItatiaiaatéOuro Branco

    Na saída de Itatiaia, é preciso muita atenção para cruzar a rodovia. O primeiro marco da Estrada Real pode ser visto em frente a uma antiga casa de pedras, logo no início da estrada de terra, que fica do outro lado da estrada asfaltada.   Boa parte do trecho até Ouro Branco é feito no alto da serra e os quilômetros finais são percorridos em asfalto. Para quem não estiver motorizado, é preciso bom condicionamento físico, já que há poucos locais com sombra.   A Serra de Ouro Branco é um ícone importantíssimo do Caminho Novo. Nela começa a Serra do Espinhaço, reconhecida como Reserva da Biosfera pela UNESCO, por sua importância para a conservação da biodiversidade. Historicamente, era um dos pontos de referência para bandeirantes e tropeiros que percorriam os caminhos da Estrada Real. Por sua imponência e pela dificuldade de transpô-la, foi denominada por esses antigos viajantes de “Serra do Deus te Livre”.   No alto da serra, deslocando-se 6,5 km do eixo principal da Estrada Real, chega-se a um mirante a 1.550 m de altitude, onde está localizada a Capela de Nossa Senhora Aparecida. De lá há uma linda vista do Lago Soledade e das cidades de Ouro Branco, Congonhas e Conselheiro Lafaiete.   Antes de chegar a Ouro Branco, o visitante ainda passará por importantes construções como as pontes da Biquinha e do Pé do Morro, além da sede da Fazenda Pé do Morro, hoje um hotel fazenda. Já em Ouro Branco, não deixe de conhecer o interior da Igreja Matriz de Santo Antônio, que guarda pinturas do Mestre Ataíde, um dos mais importantes artistas do período barroco.

    Informações de Trecho

    Dificuldade física: Nível 3
    Dificuldade técnica: Nível 5
    Dificuldade total: 20KM
    Presença de sombra: Não
    Distância em descida: 9 KM
    Distância em subida: 9 KM
    Inc. Média das subidas: 4 %
    Trechos

    Os roteiros planilhados oferecem ao turista a possibilidade de percorrer os quatro caminhos de acordo com sua disponibilidade.

    Ordenar pela Cidade de partida

    As linhas de GPS disponíveis para download estão no formato .gtm, .kml e .gpx. Para converter para um formato diferente compatível com seu aparelho de GPS, você terá que baixar um editor de mapas disponível na internet (como Trackmaker ou similares), carregar o arquivo no editor e salvá-lo no formato aceito pelo seu aparelho de GPS. Depois, é só importar o arquivo para seu aparelho de GPS.

    Compartilhe esta página

    Estrada RealUma estrada,
    seu destino

    Fique por dentro das novidades:
    Siga a gente nas redes sociais:
    Baixe nosso app:

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.