Trecho:Santa Rita DurãoatéCatas Altas
De uma bela singularidade, o percurso entre Santa Rita Durão e Catas Altas pode ser dividido em dois momentos, sendo o primeiro deles o viajante se depara com o povoado de Morro d’Água Quente, onde o trajeto é por uma estrada construída encima de uma montanha de minério de ferro. Já na segunda parte o viajante passa por uma estrada de terra conhecida como “Trilha Parque”, caracterizada como bem movimentada pelos caminhantes local e possuindo boas condições e sendo grande parte de seu percurso plano.
O arraial de Morro d’Água Quente tem como curiosidade o seu nome, surgido devido às fontes termais que existiam da região, destruídas pelas escavações do ouro, em conjunto com as demais que podem ser contadas pelos moradores locais, já valem a visita.
Ainda no caminho entre Santa Rita Durão e Morro d’Água Quente o viajante passa pelo aterro sanitário da região, que já ganhou alguns prêmios por ser exemplo e servir de modelo a outros devido a suas condições ecologicamente responsáveis. Neste ponto também é possível avistar o Pico do Baiano, localizado na Serra de Catas Altas, e que abriga locais para a prática de escalada e outros esportes radicais.
O trecho chega ao fim na cidade de Catas Altas, que foi fundada em 1703 a partir da vinda de bandeirantes em busca do ouro e pedras preciosas. Com o esgotamento das minas a cidade viu a sua economia entrar em decadência, até o naturalista Sainte Hilaire sugerir a substituição da exploração do ouro por ferro, que é abundante na região, reerguendo o status local. A cidade abriga um dos mais harmoniosos conjuntos arquitetura colonial mineira, integrado por igrejas e casarões complementados, ao fundo, pela magnífica Serra do Caraça.