Trecho:

SabaráatéRaposos

    O trecho, de 12,3 Km, oscila entre estrada de terra, trilhas (entre km 7,2 e 10,9) e um pequeno trecho de asfalto (2 km).   A trilha não é transitável para quem estiver de carro, mesmo os 4X4. Ela só é acessível a pé, de bicicleta ou a cavalo. Quem estiver com automóvel deve seguir de Sabará, por mais 18 Km, até Raposos.   O percurso alterna curtas subidas e descidas. Por todo o trajeto a estrada é larga e em bom estado de conservação. Mesmo nos trechos da trilha, somente 100 metros são percorridos em trilha técnica, com uma descida com muitas valas que exigem cautela, principalmente dos mais inexperientes. A única dificuldade é por ser praticamente todo sem sombra.   No Km 2,4 o viajante chega ao bairro do Arraial Velho de Sabará, que foi fundado em 1700 pelo bandeirante Borba Gato, com o nome de arraial de Santa’Ana. O arraial ainda guarda um ar bucólico e um grande valor histórico. Assim, mesmo para quem estiver de carro, fica a dica para não deixar de conhecê-lo.   O trecho termina na cidade de Raposos, que teve sua criação em 1690, pelo bandeirante Pedro de Morais Rapôso, que foi à região em busca de ouro e pedras preciosas. Como a terra da região era muito fértil e rica em ouro, ele acabou permanecendo e fundando a vila de Raposos.   Como atrativo, a cidade ainda guarda um pouco do seu patrimônio histórico, como a Igreja de N. Sra. da Conceição. Apesar das reformas no começo do século XX, ela mantém as principais características do estilo barroco, como o São Francisco de Botas construído por Aleijadinho. Há ainda, como atrativo, a singela capela de N. Sra. do Rosário. Além da parte histórica, o viajante tem opções de passeios em trilhas ecológicas e algumas cachoeiras.

    Informações de Trecho

    Dificuldade física: Nível 2
    Dificuldade técnica: Nível 5
    Dificuldade total: 12KM
    Presença de sombra: Não
    Distância em descida: 4 KM
    Distância em subida: 5 KM
    Inc. Média das subidas: 9 %
    Trechos

    Os roteiros planilhados oferecem ao turista a possibilidade de percorrer os quatro caminhos de acordo com sua disponibilidade.

    Ordenar pela Cidade de partida

    As linhas de GPS disponíveis para download estão no formato .gtm, .kml e .gpx. Para converter para um formato diferente compatível com seu aparelho de GPS, você terá que baixar um editor de mapas disponível na internet (como Trackmaker ou similares), carregar o arquivo no editor e salvá-lo no formato aceito pelo seu aparelho de GPS. Depois, é só importar o arquivo para seu aparelho de GPS.

    Compartilhe esta página

    Estrada RealUma estrada,
    seu destino

    Fique por dentro das novidades:
    Siga a gente nas redes sociais:
    Baixe nosso app:

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.