Trecho:

Rio AcimaatéGlaura

    Trecho de 43,3 Km, onde os primeiros 6 Km são feitos em asfalto, e o restante em estrada de terra, com os últimos 3 Km percorridos em calçamentos.   A dificuldade do trecho é a sua distância, somado às oscilações de subidas e descidas íngremes e à falta de sombra. Contudo, a paisagem do trecho compensa cada subida, pois nos primeiros 28 Km a Estrada Real é toda percorrida em alto de serra, com bela vista de “mares de morros”. Vê-se em quase todo o trajeto os Picos do Itacolomi e do Itabirito, antigos pontos de referência para os bandeirantes.   No Km 23,7, o viajante tem a opção de andar por mais 1 Km e chegar na localidade de Acurui, ótimo ponto de apoio, que também vale à pena conhecer pelo charme que possui. Guarda também igrejas do século XVIII.   O trecho termina em Glaura, um dos mais antigos distritos da região do ouro. Fundada no século XVIII, no auge da exploração aurífera, servia como refúgio para os grandes senhores que tinham o antigo arraial como ponto médio entre Vila Rica (antigo nome de Ouro Preto) e São João Del-Rei. Como atrativo, o distrito oferece o charme da vida bucólica de um pequeno povoado, a Igreja Matriz de 1764, a paisagem colonial e as cachoeiras da região da Serra de Ouro Branco.   A localidade de Glaura é onde o Caminho do Sabarabuçu se junta com o Caminho Velho. Quem quiser continuar a Estrada Real pelo Caminho Velho é só baixar as planilhas entre os trechos Glaura a Paraty no próprio site da Estrada Real.   Se o viajante quiser terminar o Caminho do Sabarabuçu na cidade de Ouro Preto, são mais 26 Km pela Estrada Real,com trecho oscilando em trilhas e estradas de terra.

    Informações de Trecho

    Dificuldade física: Nível 5
    Dificuldade técnica: Nível 5
    Dificuldade total: 43KM
    Presença de sombra: Não
    Distância em descida: 19 KM
    Distância em subida: 22 KM
    Inc. Média das subidas: 6 %
    Trechos

    Os roteiros planilhados oferecem ao turista a possibilidade de percorrer os quatro caminhos de acordo com sua disponibilidade.

    Ordenar pela Cidade de partida

    As linhas de GPS disponíveis para download estão no formato .gtm, .kml e .gpx. Para converter para um formato diferente compatível com seu aparelho de GPS, você terá que baixar um editor de mapas disponível na internet (como Trackmaker ou similares), carregar o arquivo no editor e salvá-lo no formato aceito pelo seu aparelho de GPS. Depois, é só importar o arquivo para seu aparelho de GPS.

    Compartilhe esta página

    Estrada RealUma estrada,
    seu destino

    Fique por dentro das novidades:
    Siga a gente nas redes sociais:
    Baixe nosso app:

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.