Trecho:Honório BicalhoatéRaposos
O trecho é curto, com 13,5 km. É todo feito em trilha, com exceção dos primeiros 1,2 km. Devido às subidas íngremes e as descidas.
Devido a presença da trilha, quase todo o trecho é impraticável para quem estiver de carro, mesmo para os 4X4. Ela só é transitável para quem estiver caminhando, de bicicleta ou a cavalo. Assim, para quem estiver de carro, a orientação é seguir de Raposos, por mais 12 Km, até Honório Bicalho pelo asfalto.
O trecho mais difícil, principalmente para quem estiver de bicicleta ou a cavalo, fica entre os Km 2,8 a 4,7. Nessa região, o viajante terá de descer a serra por uma trilha bem estreita e íngreme, sendo que algumas partes o ciclista terá de empurrar a bicicleta. Em seguida, há um trecho de subida íngreme e trilha estreita, fazendo com que muitas vezes o ciclista tenha que empurrar novamente a bicicleta.
Nos Kms 1,9 a 5,04, o viajante tem que ficar atento à planilha, por ser difícil encontrar a trilha do outro lado do rio. Devido a dificuldade de orientação é aconselhável seguir as indicações do trecho alternativo que estão na planilha
O trecho termina na cidade de Raposos, que teve sua criação em 1690, pelo bandeirante Pedro de Morais Rapôso, que foi à região em busca de ouro e pedras preciosas. Como a terra da região era muito fértil e rica em ouro, ele acabou permanecendo e fundando a vila de Raposos.
Como atrativo, a cidade ainda guarda um pouco do seu patrimônio histórico, como a Igreja de N. Sra. da Conceição. Apesar das reformas no começo do século XX, ela mantém as principais características do estilo barroco, como o São Francisco de Botas construído por Aleijadinho. Há ainda, como atrativo, a singela capela de N. Sra. do Rosário. Além da parte histórica, o viajante tem opções de passeios em trilhas ecológicas e algumas cachoeiras.