Itanhandu

  • Curiosidade:
  • Habitantes: 14.183
A cidade de Itanhandu está encravada em um vale, no Sul de Minas Gerais, onde o Rio Verde desce serpenteando pela Serra da Mantiqueira.

Sua nascente encontra-se a 20 km da cidade, formando poços, corredeiras e cachoeiras de extrema beleza, onde se pode observar uma fauna rica em aves e desfrutar de momentos aprazíveis junto a natureza. As belezas naturais e paisagísticas do município são um atrativo a mais para o turismo esportivo e de aventura.

O relevo, por suas altitudes que variam de 900 a 2.665 metros, propicia a prática de montanhismo, moutain-bike, boia-cross, motociclismo, jipismo e caminhadas pelas trilhas da região. Suas características geográficas amenizam as temperaturas e criam um microclima tipicamante serrano e muito gostoso.

Os passeios a cavalo também integram o universo de possibilidades nas terras itanhanduenses, percorrendo itinerários como a Serra do Condado, o Alto das Posses dentre outros caminhos ecológicos. Itanhandu hoje, junto com mais seis municípios da região, integra o Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira, faz parte do caminho velho da Estrada Real e está inserido na APA (Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira).

O Patrimônio Histórico de Itanhandu vem sendo reconhecido através do Inventário de Bens Imóveis, elaborado numa parceria entre IEPHA e a Prefeitura Municipal, tendo como objetivo a preservação dos imóveis que refletem um pouco da história e da cultura do povo itanhanduense.
Compartilhe esta página

Dicas

Itanhandu é terra de muita arte, artistas e artesãos, onde a mão faz da fibra natural cestas, do barro arte, da madeira obras e dos retalhos belas colchas.

Em Itanhandu, as trilhas são para amazonas, cavaleiros, bikers, jipeiros, caminhantes e aventureiros, que podem escalar grandes pedras e rochedos.

A gastronomia vai de quitutes e quitandas, por pratos caipiras e sofisticados, até os doces caseiros e chocolates artesanais. 

E, ao cair da noite, os visitantes podem ter a surpresa de encontrar músicos, cantores, seresteiros, bandas e folias.

Lugares imperdíveis para conhecer:

Estação das Artes
A Estação das Artes está localizada na área central da cidade, no prédio da antiga estação ferroviária. O espaço abriga o artesanato produzido por vários artesãos da cidade.

Ateliê Rafael Chaves

Rafael Chaves domina a técnica de papel machê e desenvolveu o recurso de colorir esse material com terras do município. Com essa técnica própria e original, o artista plástico produz quadros, porta-trecos, fruteiras, bolas decorativas, dentre outros objetos. Seu Ateliê fica na Estação das Artes.

Ateliê Tok de Arte (Odila Scarpa)

O Ateliê Tok de Arte está localizado na av. Tereza Guedes, 1193, no bairro das Mansões. Além de poder comprar belas telas em óleo sobre tela, pó de mármore, caixas decorativas, entre outros produtos criativos, o visitante pode fazer aula com a artista plástica Odila Scarpa. Basta agendar pelo telefone: (35) 3361-1009.

A Casa do Chocolate

A Casa do Chocolate está localizada na Av. Delfim Pinho Filho, 175, no Centro. Além de produzir o melhor e mais saboroso chocolate artesanal das Terras Altas da Mantiqueira, a Casa do Chocolate também oferece seu delicioso e cremoso chocolate quente, café expresso, capuccino, pão de queijo e deliciosas tortas. Tel: (35) 3361-1344.

Varejo do Laticínio Alhambra

O Laticínio Alhambra está localizada no bairro João Paulo II (antiga Várzea do Rio Verde), na Av. Dr. José Lourdes Salgado Scarpa, 777. A loja da fábrica fica na MG 158, Rodovia dos Bandeirantes. No local, você pode comprar: queijos, o famoso doce de leite Ecila, cream cheese, requeijão, leite longa vida, chantilly, outros produtos com o reconhecido padrão de qualidade do laticínios Alhambra, produzidos com leite de alta qualidade, café de Carmo de Minas, queijos de Cruzília entre outros. Tel: 3361-2020.

Produtos orgânicos, doces caseiros e queijo da Serra dos Noronhas

A comunidade da Serra dos Noronhas fica a 14km do centro de Itanhandu. Os homens plantam verduras, hortaliças, frutas orgânicas e fazem deliciosos queijos artesanais. As mulheres fazem doces, pamonhas, bolos e bolões no fogão de lenha e tecem, com a palha de milho, artesanatos belíssimos, que são vendidos pelo Ateliê Oficina de Tramas em Gonçalves-MG. A melhor época para visitar a Serra é no mês de janeiro, devido à colheita do millho, para conhecer o "Milho põe a mesa", um típico café rural reconhecido pela Se Tur como um genuíno produto do turismo rural mineiro no projeto Serras Mineiras. Este café é preparado com produtos orgânicos, que vai dos bolos ao próprio café que é servido, todos plantados, colhidos e preparados pela Luzia e seu esposo. Para ter esse gostoso contato e degustar esse produto rural, entre em contato da Luzia pelo cel.: (35) 9977 8962 - Vivo ou 9205 9592 – Tim.

Serviços

Prefeitura
(35) 3361-2000

Secretaria de Turismo e Cultura
(35) 3361-3618

Estrada RealUma estrada,
seu destino

Fique por dentro das novidades:
Siga a gente nas redes sociais:
Baixe nosso app:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.