Cruzília

  • Curiosidade:
  • Habitantes: 14.596
O nome teve origem no fato de um povoado localizar-se ao lado da encruzilhada por onde passavam bandeirantes, garimpeiros, caxeiros-viajantes e tropeiros que circulavam entre São João del-Rei, Rio de Janeiro, Aiuruoca e São Paulo. 

Saint Hilaire faz referência à Encruzilhada, arraial que se formou no sítio de Manoel de Sá, ao redor da Capela de São Sebastião.

No município destaca-se as Fazendas Centenárias, que são uma boa opção para a família curtir as férias mais perto da natureza e do ar fresco, longe dos grandes centros, além de serem pontos turísticos carregados de histórias e cultura local. 


Além disso, a qualidade dos móveis e dos queijos finos produzidos tornaram o município uma referência nacional.

Cruzília é o Berço dos Cavalos Mangalarga e Mangalarga Marchador


Compartilhe esta página

Dicas

Cruzília é o Berço dos Cavalos Mangalarga e Mangalarga Marchador. Vencedores de vários prêmios nacionais conta com o melhor plantel de cavalos da raça Maagalarga do Brasil. Atualmente conta com um Museu Nacional dedicado à raça que mais cresce no Brasil. Na pecuária se destaca pela produção leiteira e de insumos agrícolas como o milho e o feijão.

A indústria moveleira merece destaque por sua capacidade na produção de móveis sob medida para todo o Brasil, abastecendo principalmente Rio de Janeiro e São Paulo. Os artesãos produzem verdadeiras obras-primas, como é o caso da cadeira e altar em madeira usados por sua santidade o Papa Bento XVI na sua última visita ao Brasil.

No município destaca-se as Fazendas Centenárias, que são uma boa opção para a família curtir as férias mais perto da natureza e do ar fresco, longe dos grandes centros, além de serem pontos turísticos carregados de histórias e cultura local. A produção leiteira permite também a fabricação de queijos de ótima qualidade e vencedores de prêmios nacionais.

Os pontos mais badalados na noite de Cruzília são os bares e botecos, que são uma boa pedida para quem curte jogar uma conversa fora e apreciar uma boa pinga ou uma cervejinha ao lado dos amigos. As festividades ficam por conta da Festa do Peão, no mês de Julho, e do Festival de Música.

Serviços

Prefeitura
(35) 3346-1250

Site

Estrada RealUma estrada,
seu destino

Fique por dentro das novidades:
Siga a gente nas redes sociais:
Baixe nosso app:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.