Serviços
Viva, experimente, descubra.
Explore

Parque Nacional da Serra do Gandarela

Rio Acima
Parque / Reserva
O Parque Nacional (Parna) da Serra do Gandarela, criado em 13 de outubro de 2014, constitui-se importante área de conservação ambiental no coração do Quadrilátero Ferrífero e na porção sul da Cadeia do Espinhaço, a 40 km de Belo Horizonte/MG. 

O parque apresenta um conjunto cênico de exuberantes serras, rios e cachoeiras. A vegetação é composta de um dos mais contínuos fragmentos de Mata Atlântica de Minas Gerais e formações do cerrado, como os campos rupestres ferruginosos e quartizíticos, além de cangas ferruginosas. 

O Parna se destaca também por representar significativas áreas de recarga de aquíferos, com grande ocorrência de córregos e rios que drenam para as bacias dos rios Doce e das Velhas, tomando-se estratégico para o abastecimento presente e futuro da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Esse fator também contribui para a ocorrência de dezenas de cachoeiras, que compõe uma esplêndida beleza cênica e oferecem opções de turismo e lazer gratuitos para a população local e da Região Metropolitana.

2. Atrações:
Cachoeira do Índio
Cachoeira do Viana Poço Azul
O Poço Azul
Cachoeira Santo Antônio
Cachoeira do Cruzado
Cachoeira do Mirante da Serra do Gandarela

3. Para visitar:
O Parque Nacional da Serra do Gandarela pode ser visitado o ano todo e a entrada é gratuita.
Para maiores informações entrar em contato com a sede:
(31) 3545-1883 parna.gandarela@icmbio.gov.br

4. Como chegar:
O Parque tem sede no município de Rio Acima, onde é possível acessar as cachoeiras do Viana, Índio e o Mirante da Serra do Gandarela.
O acesso ao município pode ser feito através de linhas de ônibus urbanos ou carro, via MG-030. Fique atento que algumas atrações estão localizadas em outros municípios como listados acima.

5. Dicas:
Recomenda-se aos que farão trilha que: -Estejam bem preparados fisicamente para o esforço de caminhada; -Vistam roupas leves e confortáveis, calçado apropriado para trekking e boné; -Carreguem mochila com itens essenciais: água, lanche, capa de chuva, protetor solar e repelente para insetos; -A atividade de caminhada em unidades de conservação implica alguns riscos, como queda e mordedura de animais.

Fontes: http://www.icmbio.gov.br/portal/visitacao1/unidades-abertas-a-visitacao/9463-parque-nacional-da-serr...

Contatos (31) 3545-1883 parna.gandarela@icmbio.gov.br  
Cachoeira Viana
Parque Serra do Gandarela
Parque Nacional (Parna) da Serra do Gandarela
Parque Nacional (Parna) da Serra do Gandarela
Compartilhe esta página:
Veja
Também