Serviços
Viva, experimente, descubra.
Explore

Fazenda do Engenho

Lagoa Dourada
Arquitetura Histórica
A Fazenda do Engenho Grande dos Cataguases é famosa pelo seu interessante acervo de objetos do século XVIII e XIX e utensílios indígenas e por ser o berço do jumento da raça Pega, reconhecida oficialmente e difundida em todo território nacional por gerar animais resistentes e dóceis.

Após vários anos de persistência e estudos, essa raça foi desenvolvida pelo Coronel Eduardo José de Rezende, então, proprietário da fazenda. Foi lá, também, que o Imperador D.Pedro II se hospedou em sua última visita à região.

A topografia privilegiada proporciona caminhadas prazerosas por estradinhas bucólicas em meio a reservas ainda virgens da Mata Atlântica.

Algumas cavas da Estrada Real levam até mirantes com 360°, ideais para se admirar memoráveis paisagens da região, principalmente quando o sol está se pondo.  

Há, ainda, trilhas intactas por onde passaram os índios cataguases, com vestígios das ocas e tabas de sua aldeia que era próxima à cidade. O lindo recanto onde fica a Lagoa do Tanque Grande, de origem vulcânica, também está às margens dessa trilha.
Acervo IER
Compartilhe esta página:
Veja
Também