Você está em:

Vila do Embaú / Passa Quatro

Caminho Velho
  Caminhantes e cavaleiros precisam ficar atentos na Vila do Embaú, distrito de Cachoeira Paulista-SP, pois não há opção de hospedagem. A sugestão é hospedar na Pousada Pedra Branca, que está a 20 km da Vila do Embaú  e á 10 km de Passa Quatro.   O início do caminho a Vila do Embaú mescla trechos de asfalto e de terra.   A partir desse ponto, quem está a pé, a cavalo ou de bicicleta pode seguir por 3,5 km pela trilha da Garganta do Embaú, ponto mais baixo encontrado pelos bandeirantes para transpor a Serra da Mantiqueira. No marco 1226 passa-se ao lado do histórico Túnel da Mantiqueira.   Para os veículos motorizados é necessário seguir pelo asfalto por 6,8 km da rodovia SP-052 até o próximo marco, que está entre a estrada de terra à direita do asfalto.   Ao chegar à divisa dos estados, o viajante encontra um mirante dedicado a Nossa Senhora da Conceição, com uma bela vista do Vale do Paraíba.   Aos sábados, domingos e feriados é possível fazer um passeio de Maria Fumaça de 12 km, entre Passa Quatro e a Estação Cel. Fulgêncio, na divisa com o estado de São Paulo. Trata-se de um percurso histórico inaugurado por D. Pedro II em 1884, palco de batalhas da Revolução Constitucionalista de 1932. Neste local encontra-se o Túnel da Mantiqueira, considerado ponto militar estratégico durante a revolução, por estar na divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo.   Os últimos 12 Km o caminho é percorrido em estrada de terra, com alguns trechos em cascalho, que em geral está em boa condição de uso. Por várias vezes atravessa-se a linha de trem.  
Atenção: no acesso de terra do marco 1244 há uma ponte caída, portanto os viajantes de carro e a cavalo devem seguir as orientações da planilha. Para quem viaja a pé ou de bike é possível passar, tomando muito cuidado. 

INFORMAÇÕES DE TRECHO

Dificuldade Física: Nível 5
Dificuldade TÉCNICA: Nível 5
DISTÂNCIA TOTAL: 33 KM
PRESENÇA DE SOMBRA: NÃO
distância em desciDa: 13 KM
DISTÂNCIA EM SUBIDA: 16 KM
INC. MÉdia das subidas: 3 %
TRECHOS
Os roteiros planilhados oferecem ao turista a possibilidade de percorrer os quatro caminhos de acordo com sua disponibilidade.
Aqui você encontra todas as direções que deverão ser tomadas no percurso, com base nos marcos da Estrada Real. Boa Viagem!
DOWNLOAD ALTIMETRIA
Compartilhe esta página: