Você está em:

Vila do Embaú / Guaratinguetá

Caminho Velho
 O trecho é de caminho plano, que mescla trechos de terra e asfalto, em sua maioria sem acostamento. O início é feito em trilha e, devido aos buracos, requer muito cuidado para veículos que não sejam off road. Para os que não querem se arriscar aconselha-se abortar este pequeno trecho e seguir as indicações da planilha.   A Serra da Mantiqueira, que pode ser vista à direita margeando o caminho, vai ficando cada vez mais distante à medida que o viajante avança para o sul, mas ainda mostra sua imponência e beleza na região.   Este trecho atravessa vários bairros da zona rural dos municípios de Cachoeira Paulista e Lorena, mas não passa dentro dessas cidades. Para quem pretende visitá-las o acesso pode ser feito através da SP-058 e da BR-459. Na zona rural de Guaratinguetá, a 10 km do centro da cidade, passa-se pelo bairro Colônia do Piagui, que foi fundado no final do século XIX por imigrantes europeus, destacando italianos, espanhóis e austríacos. Nessa pequena colônia há um interessante sistema de canais de irrigação chamado "polder", muito utilizado nas plantações de arroz. O local foi o primeiro do Brasil a implantar essa técnica.   Em Guaratinguetá, terra das garças brancas (essa é a origem do nome da cidade, que vem do tupi-guarani), município com mais de 100 mil habitantes, há um rico patrimônio histórico preservado. Exemplo disso é a Catedral de Santo Antônio, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e a casa de Frei Galvão, canonizado pelo papa Bento XVI, tornando-se o primeiro santo brasileiro.

INFORMAÇÕES DE TRECHO

Dificuldade Física: Nível 5
Dificuldade TÉCNICA: Nível 5
DISTÂNCIA TOTAL: 38 KM
PRESENÇA DE SOMBRA: NÃO
distância em desciDa: 17 KM
DISTÂNCIA EM SUBIDA: 17 KM
INC. MÉdia das subidas: 5 %
TRECHOS
Os roteiros planilhados oferecem ao turista a possibilidade de percorrer os quatro caminhos de acordo com sua disponibilidade.
Aqui você encontra todas as direções que deverão ser tomadas no percurso, com base nos marcos da Estrada Real. Boa Viagem!
DOWNLOAD ALTIMETRIA
Compartilhe esta página: