a estrada real

História

A Estrada Real é a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, ela resgata as tradições do percurso valorizando a identidade e as belezas da região.

A sua história surge em meados do século 18, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. As trilhas que foram delegadas pela realeza ganharam o nome de Estrada Real.

Caminhos

Caminho Velho

Também chamado de Caminho do Ouro, foi o primeiro trajeto determinado pela Coroa Portuguesa e liga Ouro Preto a Paraty.

Caminho Novo

Criado para servir como um caminho mais seguro ao porto do Rio de Janeiro, principalmente porque as cargas estavam sujeitas a ataques piratas na rota marítima entre Paraty e Rio.

Caminho dos Diamantes

O caminho tinha a intenção de conectar a sede da Capitania, Ouro Preto, à principal cidade de exploração de diamantes, Diamantina.

Caminho Sabarabuçu

Distrito de Ouro Preto, o lugar é cercado por esplêndidas paisagens de montanha e lendas que permeiam o imaginário popular.

MAPA

Baixe o mapa com todas as cidades da Estrada Real.
download

Sinalização

Nos eixos principais dos caminhos – Velho, Novo, dos Diamantes e Sabarabuçu – estão situados marcos da Estrada Real. Eles estão sempre presentes onde há pontos de bifurcação ou em locais que geram dúvidas ao viajante sobre a continuação da trilha.
Para não se confundir, aí vão algumas dicas:
A ponta superior do marco não indica para onde você deve ir. Siga o caminho em que o marco está. No caso de uma bifurcação, se o marco estiver à esquerda da via, é para seguir à esquerda.
1
Em todos os marcos há o traçado da Estrada Real e a indicação: "Você está aqui", mostrando a localização geografica do lugar.
2
A placa triangular instalada abaixo do marco, contém informações históricas sobre o local, coordenadas geográficas (latitude e longitude), cidades próximas e a numeração no final - que pode ser encontrada nas planilhas de navegação.
3
Na sua viagem, estranhe se você andar mais de 2km sem ver um marco, principalmente em trechos com muitas bifurcações. Adote essa informação como referência para saber se você está no caminho certo da Estrada Real.
4
Alguns marcos podem estar encobertos pela vegetação. Fique atento as planilhas de navegação.
5
1
2
3
4
5

Institucional

Criado em 1999, o Instituto Estrada Real tem como objetivo organizar, fomentar e gerenciar o produto turístico Estrada Real. O Instituto está ligado ao Sistema FIEMG e conta com uma equipe multidiciplinar, que tornou o destino reconhecido no Brasil e no mundo.

Compartilhe esta página: