Tiradentes

  • 7.551 Habitantes

Relevo acidentado, cultura, entretenimento e muita história. Estamos falando de Tiradentes, simpática cidade mineira localizada a 203 km de Belo Horizonte. 

Engastado no sopé da Serra São José, o município possui um acervo turístico, recreativo e cultural de dar inveja a qualquer outro lugar. 

Dessas terras extraíram-se centenas de quilos de ouro e nos anos iniciais de vida do arraial a primitiva capela foi substituída por um magnífico templo, a Matriz de Santo Antônio, patrimônio cuidadosamente conservado juntamente com o centro histórico. 

Essas características lhe conferem um aspecto bucólico e romântico, atraindo muitos casais e famílias ao local.

Ainda assim, há certa badalação na região central da cidade, recheada de charmosas pousadas e estrelados restaurantes, que oferecem, além de momentos agradáveis, sabores inesquecíveis

Trekking, cicloturismo, cavalgadas e rapel, são algumas das aventuras proporcionadas pela cidade, que também oferece uma excepcional viagem a bordo de uma Maria Fumaça com destino à vizinha São João del-Rei. 


Como se não bastassem as atrações turísticas tradicionais, a cidade conta ainda com eventos praticamente mensais, que agradam a gregos e troianos. Entre os mais célebres, estão a Mostra de Cinema de Tiradentes e o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia. 

Grande polo turístico de Minas Gerais, Tiradentes atrai turistas de todo o mundo em busca de entretenimento e aconchego proporcionados pelos seus ares interioranos e temperaturas amenas.  

Igreja de Santo Antônio
Tiradentes - Marcelo Xavier Costa
Tiradentes
Trem São João del Rei - Tiradentes
Órgão de Tiradentes - foto divulgação
Tiradentes-_Foto_Lucas_Nishimoto-30
Tiradentes - Crédito Daniele Teixeira (18).JPG
Festival Gatronomia Tiradentes - Crédito - Guilherme Gazzinelli_2
Festival Gatronomia Tiradentes - Crédito - Paulo Filho2
Tiradentes - Vista Serra São José
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Santuário da Santíssima Trindade

Fundada em 1776 a primitiva capela dedicada a Santíssima Trindade foi construída na segunda metade do século XVIII, pelo Antônio Fraga, que administrou até 1794, ano de sua morte.

A igreja é simples, sem torres com frontão recortados em volutas acanhadas, tendo no centro o símbolo do Espírito Santo.

Não existe talha no altar-mor, que é todo em tabulas recortadas.

Existem dois altares laterais bem pobres datados de meados do século XIX.

Um dedicado a São José, com interessante imagem do santo e outra ao Menino Deus, já desaparecido.

No altar-mor existe a bela imagem do Padre Eterno, sentado em um trono de nuvens, vestido como um papa, com a cabeça coberta pela tríplice tiara e sobre o peito tem a pomba representando o Divino Espírito Santo.

As suas longas barbas e a pose hierática nos dão a ideia de um papa da Idade Média.

Abaixo está a imagem de Cristo crucificado e Nossa Senhora das Dores.

Num dos nichos existe uma imagem de São João da Mata, fundador da Ordem dos Trinitários.

Na paredes laterais a nave existem oito telas, datadas de 1785, que pertencera a Matriz, representando os quatro principais doutores da igreja.

Na lateral existe uma sala de milagres muito interessante.  

Festival de Cultura e Gastronomia - Tiradentes

Realizado desde 1998, o Festival Internacional de Gastronomia de Tiradentes se transformou no mais importante evento do segmento no país. O evento reúne chefs e profissionais de cozinha de todo o mundo, numa festa de duas semanas. O evento acontece na segunda quinzena de agosto. 

Cachaça

Cachaça é uma bebida alcoólica tipicamente brasileira. A sua história está relacionada diretamente ao início da colonização portuguesa do país e à atividade açucareira. Na Estrada Real, alguns alambiques merecem destaque para quem curte a bebida.

Engenho Boa Vista
Estima-se que o engenho de cachaça é o mais antigo do Brasil em funcionamento. Ele está localizado na cidade Coronel Xavier Chaves, a 20 quilômetros de Tiradentes. O proprietário Rubens Chaves é bisneto do próprio Coronel Xavier Chaves e parente direto de Tiradentes, o herói da Inconfidência. 

O engenho foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e continua produzindo cachaça artesanal desde 1755, ano da sua fundação. Sua cachaça utiliza cana orgânica da própria fazenda e continua sendo fabricada do mesmo jeito que era produzida antigamente.

Alambique Alferes
Ele está localizado na fazenda de Santa Ana, pertinho de Tiradentes. A cachaça que é produzida artesanalmente por lá passa por um rigoroso controle de qualidade e respeito pelo meio ambiente. Ela é envelhecida em tonéis de carvalho e com selo de controle de qualidade total do IMA, órgão de MG que atesta a qualidade dos produtos.

Alambique Velho Ferreira
Fundado em 14 de abril de 1997, o Alambique Velho Ferreira produz cachaça totalmente artesanal e está localizado no distrito de Vitoriano Veloso – mais conhecido com Bichinho. 

Prazer de Minas
Localizada em Esmeraldas, a Prazer de Minas é produzida desde 1999 e é a cachaça que representa o Instituto Estrada Real, Instituto que busca a valorização do patrimônio histórico-cultural, estimulando o turismo, a preservação e revitalização dos entornos das antigas Estradas Reais remanescentes do Brasil Imperial.
Mais

hospedagem

Pousada do Ó

Conforto e bom atendimento são destaques desta Pousada localizada no Centro Histórico de Tiradentes, entre o Largo do Ó e a Igreja Matriz de Santo Antônio. O jardim da Pousada possui belíssima vista da Serra de São José, onde os hospedes podem apreciar as delícias produzidas na região no seu Café da Manhã. A pousada possui onze apartamentos, três Luxos e oito standard, com TV 21&rquot;, TV a cabo (SKY), frigobar e acesso a internet sem fio (wireless). Os quartos superiores (Luxo) dispõem, ainda, de cama queen-size e terraço privado com jardim.

  • Endereço: Rua do Chafariz Nº: 25 Centro
  • Telefone: (32) 3355-1699
  • E-mail: alangandra@hotmail.com
conheça

Pouso Realeza

Venha se hospedar na Pousada Realeza em Tiradentes/MG. Curta todo o conforto e um excelente café da manhã. Você será atendido pelos proprietários. Estamos apenas a 500 metros do Largo das Forras, praça central da cidade.

  • Endereço: Rua Joaquim Ramalho Nº: 35 Centro
  • Telefone: (32) 3355-1192
  • E-mail: verassteixeira@yahoo.com.br
  • Website:
conheça

Pousada Trem do Imperador

Sobre dormentes de ferrovia, trilhos e rodas de trem construímos réplicas do vagão utilizado pelo Imperador D. Pedro II, onde instalamos as suítes de nossa pousada.

  • Endereço: Av. Conde Assumar Nº: 116 Parque dos Bandeirantes
  • Telefone: (32) 3355-2161
  • E-mail: contato@pousadatremdoimperador.com.br
conheça
Mais

Restaurantes

Mais

serviços

Secretaria de Cultura e Turismo
Largo das  Forras, 71
(32) 3355-1212

Rodoviária
Praça Silva Jardim, s/n
(32) 3355-1100

Terminal Rodoviário (São João del-Rei)
(32) 3373-4700

Bancos
Bradesco e Itaú.