Tiradentes

  • 7.551 Habitantes

Relevo acidentado, cultura, entretenimento e muita história. Estamos falando de Tiradentes, simpática cidade mineira localizada a 203 km de Belo Horizonte. 

Engastado no sopé da Serra São José, o município possui um acervo turístico, recreativo e cultural de dar inveja a qualquer outro lugar. 

Dessas terras extraíram-se centenas de quilos de ouro e nos anos iniciais de vida do arraial a primitiva capela foi substituída por um magnífico templo, a Matriz de Santo Antônio, patrimônio cuidadosamente conservado juntamente com o centro histórico. 

Essas características lhe conferem um aspecto bucólico e romântico, atraindo muitos casais e famílias ao local.

Ainda assim, há certa badalação na região central da cidade, recheada de charmosas pousadas e estrelados restaurantes, que oferecem, além de momentos agradáveis, sabores inesquecíveis

Trekking, cicloturismo, cavalgadas e rapel, são algumas das aventuras proporcionadas pela cidade, que também oferece uma excepcional viagem a bordo de uma Maria Fumaça com destino à vizinha São João del-Rei. 


Como se não bastassem as atrações turísticas tradicionais, a cidade conta ainda com eventos praticamente mensais, que agradam a gregos e troianos. Entre os mais célebres, estão a Mostra de Cinema de Tiradentes e o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia. 

Grande polo turístico de Minas Gerais, Tiradentes atrai turistas de todo o mundo em busca de entretenimento e aconchego proporcionados pelos seus ares interioranos e temperaturas amenas.  

Igreja de Santo Antônio
Tiradentes - Marcelo Xavier Costa
Tiradentes
Trem São João del Rei - Tiradentes
Órgão de Tiradentes - foto divulgação
Tiradentes-_Foto_Lucas_Nishimoto-30
Tiradentes - Crédito Daniele Teixeira (18).JPG
Festival Gatronomia Tiradentes - Crédito - Guilherme Gazzinelli_2
Festival Gatronomia Tiradentes - Crédito - Paulo Filho2
Tiradentes - Vista Serra São José
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Cachaça

Cachaça é uma bebida alcoólica tipicamente brasileira. A sua história está relacionada diretamente ao início da colonização portuguesa do país e à atividade açucareira. Na Estrada Real, alguns alambiques merecem destaque para quem curte a bebida.

Engenho Boa Vista
Estima-se que o engenho de cachaça é o mais antigo do Brasil em funcionamento. Ele está localizado na cidade Coronel Xavier Chaves, a 20 quilômetros de Tiradentes. O proprietário Rubens Chaves é bisneto do próprio Coronel Xavier Chaves e parente direto de Tiradentes, o herói da Inconfidência. 

O engenho foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e continua produzindo cachaça artesanal desde 1755, ano da sua fundação. Sua cachaça utiliza cana orgânica da própria fazenda e continua sendo fabricada do mesmo jeito que era produzida antigamente.

Alambique Alferes
Ele está localizado na fazenda de Santa Ana, pertinho de Tiradentes. A cachaça que é produzida artesanalmente por lá passa por um rigoroso controle de qualidade e respeito pelo meio ambiente. Ela é envelhecida em tonéis de carvalho e com selo de controle de qualidade total do IMA, órgão de MG que atesta a qualidade dos produtos.

Alambique Velho Ferreira
Fundado em 14 de abril de 1997, o Alambique Velho Ferreira produz cachaça totalmente artesanal e está localizado no distrito de Vitoriano Veloso – mais conhecido com Bichinho. 

Prazer de Minas
Localizada em Esmeraldas, a Prazer de Minas é produzida desde 1999 e é a cachaça que representa o Instituto Estrada Real, Instituto que busca a valorização do patrimônio histórico-cultural, estimulando o turismo, a preservação e revitalização dos entornos das antigas Estradas Reais remanescentes do Brasil Imperial.

Museu de Sant'Ana

O prédio da antiga cadeia foi restaurado e transformado na sede do museu de Santa Ana. As quase 300 imagens foram adquiridas ao longo de 40 anos pela colecionadora, Angela Gutierrez, que doou todo o acervo para ao Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – e será cuidado por um instituto cultural.

As imagens foram esculpidas nos séculos XVII, XVIII e XIX. “Sant’Ana deu a luz e quando concebeu Maria ela era uma senhora mais velha. A imagem mostra Sant’Ana bem idosa, pode ver que ela é grisalha, o cabelo branco”, completa a colecionadora.As peças da exposição vieram de sete estados do Brasil. Como são esculturas feitas por artistas populares, a imagem de Sant’Ana aparece de diversas formas. O jeito de esculpir e a pintura vão mudando de acordo com a cultura de cada região.

Chafariz de São José de Botas

Construído em 1749 pela Câmara Municipal de São José Del Rei (Tiradentes).

Sua construção tinha três funções: na parte da frente, abastecer com água potável a população, à direita servir como suporte para as lavadeiras locais e à esquerda servir de bebedouro aos animais.

Sua fachada é em estilo barroco e guarda uma rara imagem de São José de Botas e um Brasão de armas do Reino de Portugal.

E como diz a lenda, basta beber um gole desta água cristalina e novamente você retornará à bela Tiradentes.
Mais

hospedagem

Santíssimo Resort

Requinte, tradição e sofisticação. O Santíssimo Resort reúne tudo que há de melhor em termos de relaxamento, bem estar e hospitalidade para você e sua família. Localizado no centro histórico da charmosa Tiradentes, referência artística, cultural e gastronômica de Minas Gerais.

  • Endereço: Rua dos Inconfidentes Nº: 140 Centro
  • Telefone: (32) 3355-2198
  • E-mail: marcio@santissimoresort.com.br
conheça

Pousada Padre Toledo

A Pousada Padre Toledo esta localizada no Centro Histórico de Tiradentes na Rua Direita onde predomina os Grandes Casarões Coloniais. Servimos um delicioso café colonial com quitutes,quintadas produzidos em nossa Padaria.Temos uma variedade de Queijos de produção própria.

  • Endereço: Rua Direita Nº: 184 Centro
  • Telefone: (32) 3355-2132
  • E-mail: luizfonseca@padretoledo.com.br
conheça

Abaporu Pousada

A Abaporu Pousada destaca-se pela localização privilegiada no centro Tiradentes, a menos de uma quadra da praça principal da cidade, o Largo das Forras, pelo bom atendimento e pela qualidade dos produtos e serviços. Nosso café da manhã é bastante variado, com produtos selecionados, produzidos na região. Temos estacionamento e acesso a internet sem fio (wireless).

  • Endereço: Rua Henrique Diniz Nº: 146 Centro
  • Telefone: (32) 3355-1213
  • E-mail: alangandra@hotmail.com
conheça
Mais

Restaurantes

Mais

serviços

Secretaria de Cultura e Turismo
Largo das  Forras, 71
(32) 3355-1212

Rodoviária
Praça Silva Jardim, s/n
(32) 3355-1100

Terminal Rodoviário (São João del-Rei)
(32) 3373-4700

Bancos
Bradesco e Itaú.