Serro

  • Terra do Queijo
  • 21.419 Habitantes

Com uma arquitetura tipicamente colonial, Serro chama a atenção tanto de pesquisadores quanto de leigos interessados em história.

A cidade, também chamada de Terra do Queijo, devido à produção do famoso Queijo do Serro, se localiza na região centro-nordeste de Minas Gerais, na Serra do Espinhaço e fica a 230 km de Belo Horizonte.

Para os amantes do turismo histórico e ecológico, o município é um prato cheio, pois possui um belo acervo, desde museus a festas típicas, todas banhadas com a deliciosa culinária local.

Serro também faz parte do Circuito dos Diamantes, dentro do roteiro de Turismo Rural, onde os visitantes podem passear pelas antigas fazendas de produção de queijo e da cachaça mineira.

Perto do Serro encontram-se também dois distritos bastante cobiçados pela rota turística: Milho Verde, a 25 km da cidade, e São Gonçalo do Rio das Pedras, a 30 km do centro. 

Capela de Santa Rita
Capela de Santa Rita
Vista da cidade do Serro
Capela de Santa Rita
Compartilhe esta página:
Serviços
Viva, experimente, descubra.
Explore

dicas

Ao lado do seu acervo histórico-arquitetônico, representado pelos belos monumentos religiosos e notável conjunto de sobrados, o Serro guarda também outro importante aspecto de sua riqueza cultural do passado: as tradições folclóricas, as festas religiosas e a peculiar gastronomia.

O Queijo do Serro, o mais famoso produto da região, foi o primeiro bem registrado como Patrimônio Imaterial de Minas Gerais (2002) e é também Patrimônio Imaterial do Brasil (2008).

Outros atrativos, são os distritos, Milho Verde se destaca entre eles, graças a suas diversas cachoeiras, e as inúmeras possibilidades ofertadas aos visitantes.

serviços

Prefeitura
(38) 3541-1368

Secretaria de Turismo
(38) 3541-2754

Rodoviária
(38) 3541-1366

Site
www.serro.tur.br