São João del-Rei

  • Cidade onde os sinos falam
  • 88.902 Habitantes

Arquitetura barroca que remete ao estilo colonial da época da exploração do ouro no estado, no século XVIII, São João del-Rei é uma cidade que exala arte, cultura e história. 

Situada em uma região predominantemente montanhosa, a do Campos das Vertentes, o município fica a 185 km da capital mineira. 

Cidade natal do ex-presidente que nem chegou a tomar posse, Tancredo Neves, São João del-Rei é a maior cidade setecentista do estado de Minas Gerais e oferece uma vasta biografia a ser explorada pelo turista. 

Suas centenárias igrejas trazem o melhor do barroco mineiro através de abastados e delineados altares dourados. A Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar é destaque entre elas, construída em 1721. 

Além do Memorial do Presidente Tancredo Neves, a cidade possui vários museus e diversas manifestações culturais que, realizadas nas ruas, entre pontes e chafarizes, transportam o turista a uma viagem ao passado. 

A Estação Ferroviária é um ponto culminante do passeio em São João que, por meio de uma legítima Maria Fumaça, promove viagens turísticas à vizinha Tiradentes.

Com uma diversidade ecológica imponente marcada pela Mata Atlântica e pelo Cerrado, São João del-Rei oferece aos seus visitantes contato direto com uma natureza cheia de belas paisagens, montanhas, cachoeiras e fauna diversa. 

O calendário comemorativo da cidade é recheado de manifestações culturais e religiosas, e, dentre as mais famosas, a Semana Santa e o Festival de Inverno (Inverno Cultural), além do carnaval. 

Largo do Rosário
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Igreja de Nossa Senhora das Mercês

Essa pequena igreja é um exemplo de refinamento e apuro decorativo. A primitiva igreja foi construída por volta de 1751 e, depois, reconstruída no século XIX.

Possui coral/nome Orquestra Lira Sanjoanense participa de todos os atos oficiais de arquiconfraria de N.S. das Mercês. Nas festividades de N.S das Mercês há participação dos coros com teclado.

Igreja de São Francisco de Assis

A construção data de 1774 e o autor do projeto foi Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), modificado por Francisco de Lima Cerqueira, possui bela decoração rococó.

Propriedade da Irmandade da Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis.

Essa Igreja é a grande referência da arquitetura colonial de São João del-Rei. 

Prefeitura Municipal

O edifício da Prefeitura Municipal em estilo Neoclássico, sendo o arquiteto Jesuíno José Ferreira foi construído no ano de 1849.

O andar térreo é construído todo de pedra com paredes de um metro de largura. Um prédio de ótima construção e acabamento. Seu interior há poucos anos, foi quase todo reformado.

Tem um grande salão na sua parte superior, funcionando, até pouco tempo, como plenário da câmara dos vereadores, sendo posteriormente transferida para sua sede própria na parte superior do prédio localizado em frente, onde funcionou o Banco Almeida Magalhães.

É o salão nobre da municipalidade. Tem em suas paredes uma galeria de retratos: de todos os presidentes da república, Dom Pedro I, Dom Pedro II e da a Princesa Isabel, de um lado.

E do outro, os presidentes da câmara e prefeitos do tempo da república até hoje. A parte térrea, até o ano de 1925, era a cadeia pública. As principais dependências administrativas da prefeitura funcionam neste prédio. 

Fonte: http://www.trilhadosinconfidentes.tur.br/"
Mais

hospedagem

Pousada Villa Magnólia

Vizinha da Igreja de São Francisco de Assis, o local privilegiado faz seu diferencial. Conforto, requinte e área verde fazem de sua hospedagem o melhor que poderia esperar. Belo casarão recém reformado, de sua varanda frontal descortina-se a beleza do centro histórico da cidade. Toda a pousada, decorada com requinte, com belíssimos móveis e artesanatos adquiridos na região. Servimos um café da manhã tradicional da família mineira, com quitutes, pão de queijo e broa assados na hora. Dispomos de sala de leitura com livros de arte e jornal de Minas diário, sala com computador com acesso a internet gratuita e internet wireless em toda pousada. Galeria de arte com exposição permanente de artista plástico são joanense. Jardins, sauna piscina e estacionamento interno, completam o seu conforto. Aceitamos Cartões Visa, Master e American Express.

conheça

Pousada Segredo

A nossa pousada foi idealizada pensando em seu bem-estar, unindo conforto, modernidade e aconchego. Está localizada em rua tranquila, a 300 metros da Igreja de São Francisco de Assis, maior cartão postal da cidade. Todas as nossas suítes dispõem de TV 21" com recepção via parabólica, algumas com frigobar e/ou varanda com vista para o centro histórico. Nosso café da manhã vai lhe oferecer um pouco do sabor mineiro. Sinta-se em casa!

  • Endereço: Rua Dr. João Salustiano Nº: 256 Bonfim
  • Telefone: (32) 3372-2249
  • E-mail: pousada.segredo@hotmail.com
conheça

AZ Hostel

O AZ Hostel está localizado na rua mais charmosa do Centro Histórico de São João del-Rei. Em meio aos principais pontos turísticos (igrejas, museus e estação de trem) e ao lado do Largo do Carmo com seus restaurantes, bares, cafés e espaços culturais. O AZ é perfeito para quem deseja curtir a cidade a pé.
Seu conceito é reunir simplicidade e funcionalidade com pequenos mimos da hotelaria de luxo.
Buscamos hóspedes que tenham interesse em conhecer outras culturas, em interagir com a vida da cidade e com os companheiros de hospedagem.

  • Endereço: Rua Marechal Bittencourt Nº: 73 Centro
  • Telefone: (32) 988542842
  • E-mail: reservas@azhostel.com.br
conheça
Mais

Restaurantes

Mais

serviços

Prefeitura
(32) 3379-2900/1500

Secretaria Municipal da Cultura e Turismo
Casa de Bárbara Heliodora
Praça Frei Orlando, 90 
(32) 3372-8711/7338/7693

Terminal Rodoviário
R. Dr. Oscar da Cunha, s/nº - Centro
(32) 3373-4700

Aeroporto
(32) 3373-2207

Estação Ferroviária
(32) 3371-8485

Associação de Guias e Condutores de Turismo
(32) 9944-3357

Bancos
Santander, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica 
Federal, HSBC, Itaú e Mercantil.