Santa Bárbara

  • Cidade do Mel
  • 27.876 Habitantes

Cidade do tradicional mel Santa Bárbara, o município também faz parte do Circuito do Ouro de Minas Gerais e fica a 98 km de Belo Horizonte.

Aos pés da imponente Serra do Caraça, o local possui uma paisagem bucólica com suas igrejas, capelas e casas históricas. Pacata e tranquila, Santa Bárbara é um ótimo lugar para se visitar. 

Cidade natal do ex-presidente Afonso Pena, é considerado um dos municípios mais bonitos de Minas Gerais e oferece como atrações turísticas algumas belas construções setecentistas, como a Igreja Matriz de Santa Bárbara. Construída em 1724, possui o estilo barroco colonial e seu teto é pintado pelo mestre Manuel da Costa Ataíde.

O centro histórico da cidade ainda reserva construções do século 19, como a prefeitura, o Hotel Quadrado, a antiga Cadeia Municipal, a Casa de Afonso Pena, a Igrejinha Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a antiga estação ferroviária.

A cidade possui também diversas manifestações culturais como a Cavalhada de Santo Amaro, o Torneio Leiteiro e Exposição Agropecuária, o aniversário da cidade, entre outras, com programações variadas. 

Igreja Nossa Senhora do Rosário
Bicame de Pedra
Vidrais do Santuário do Caraça
Lobo-Guará
Igreja de Santo Antônio
Compartilhe esta página:
Serviços
Viva, experimente, descubra.
Explore

dicas


A Serra do Caraça, a 24 km do município, conserva até hoje as antigas instalações de um Seminário desativado após um incêndio em 1968. No altar Igreja Nossa Senhora dos Homens é preservada a múmia de São Pio, trazida diretamente da Itália.

Além das diversas e magníficas cachoeiras, picos, prainhas e piscinas naturais, o Caraça cultiva a tradição de alimentar todas as noites os lobos-guarás que lá vivem por meio das mãos dos padres.

serviços

Prefeitura

(31) 3832-1066

Secretaria de Turismo
(31) 3832-1616 

Centro de Atendimento ao Turista
(31) 3832-1616

Rodoviária
(31) 3832-1434

Site
www.santabarbara.mg.gov.br