Rio Acima

  • 9.095 Habitantes

Cercada por cachoeiras e nascentes, Rio Acima é uma cidade que possui 100% do seu território situado na APA Sul – Área de Proteção Ambiental que comporta 14 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

 A 34 km da capital mineira, a cidade respira história. Com um conjunto arquitetônico setecentista, Rio Acima possui igrejas, ruínas, estação ferroviária, capelas e casarões, na maioria das vezes, construídos por escravos.

Apesar deste magnífico acervo, as maiores atrações turísticas da cidade são as belas cachoeiras espalhadas ao longo de sua vasta e rica vegetação.

Cachoeira do Índio
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Cachoeira do Sansa

Uma linda queda de água de aproximadamente 30 metros formando bela paisagem.

Parque Nacional da Serra do Gandarela

O Parque Nacional (Parna) da Serra do Gandarela, criado em 13 de outubro de 2014, constitui-se importante área de conservação ambiental no coração do Quadrilátero Ferrífero e na porção sul da Cadeia do Espinhaço, a 40 km de Belo Horizonte/MG. 

O parque apresenta um conjunto cênico de exuberantes serras, rios e cachoeiras. A vegetação é composta de um dos mais contínuos fragmentos de Mata Atlântica de Minas Gerais e formações do cerrado, como os campos rupestres ferruginosos e quartizíticos, além de cangas ferruginosas. 

O Parna se destaca também por representar significativas áreas de recarga de aquíferos, com grande ocorrência de córregos e rios que drenam para as bacias dos rios Doce e das Velhas, tomando-se estratégico para o abastecimento presente e futuro da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Esse fator também contribui para a ocorrência de dezenas de cachoeiras, que compõe uma esplêndida beleza cênica e oferecem opções de turismo e lazer gratuitos para a população local e da Região Metropolitana.

2. Atrações:
Cachoeira do Índio
Cachoeira do Viana Poço Azul
O Poço Azul
Cachoeira Santo Antônio
Cachoeira do Cruzado
Cachoeira do Mirante da Serra do Gandarela

3. Para visitar:
O Parque Nacional da Serra do Gandarela pode ser visitado o ano todo e a entrada é gratuita.
Para maiores informações entrar em contato com a sede:
(31) 3545-1883 parna.gandarela@icmbio.gov.br

4. Como chegar:
O Parque tem sede no município de Rio Acima, onde é possível acessar as cachoeiras do Viana, Índio e o Mirante da Serra do Gandarela.
O acesso ao município pode ser feito através de linhas de ônibus urbanos ou carro, via MG-030. Fique atento que algumas atrações estão localizadas em outros municípios como listados acima.

5. Dicas:
Recomenda-se aos que farão trilha que: -Estejam bem preparados fisicamente para o esforço de caminhada; -Vistam roupas leves e confortáveis, calçado apropriado para trekking e boné; -Carreguem mochila com itens essenciais: água, lanche, capa de chuva, protetor solar e repelente para insetos; -A atividade de caminhada em unidades de conservação implica alguns riscos, como queda e mordedura de animais.

Fontes:
http://www.icmbio.gov.br/portal/visitacao1/unidades-abertas-a-visitacao/9463-parque-nacional-da-serr...

Contatos (31) 3545-1883 parna.gandarela@icmbio.gov.br  

Cachoeira Chica Dona

A cachoeira possui duas quedas, a primeira na parte de cima da estrada com uma queda de 40m, a segunda na parte de baixo com 70m é considerada uma das melhores da região para a prática de esportes radicais como o rapel.

Localizada na região do distrito de Acuruí, a 24 km do centro de Itabirito.
Mais

hospedagem

Pousada Estância Cascalheira

Pousada Rural, cercada por Matas e Rio. Tipo Fazendinha, café colonial, animais, produtos alimentícios cultivados na propriedade e sossego.

conheça

Pousada do Canto

A Pousada do Canto fica em Rio Acima a apenas 40 minutos de Belo Horizonte, próxima a Ouro Preto, Sabará e outras cidades históricas que integram o Circuito Estrada Real. O trajeto é todo asfaltado. Construída com detalhes da arquitetura típica do Ciclo do Ouro, a Pousada do Canto possui 16 apartamentos, piscina, sauna, churrasqueira, espaço gourmet e um salão para eventos com capacidade para até 60 pessoas. Fica a 7 minutos a pé de uma linda cachoeira e próxima a várias outras. O ambiente é tranquilo, no mais puro clima de montanha em meio a trilhas para caminhada na mata e locais para a prática de rapel e outros esportes da natureza. Estamos a 800 metros do centro de Rio Acima onde nossos hóspedes podem embarcar no Trem das Cachoeiras, uma Maria Fumaça restaurada.

  • Endereço: Rua Quinze Nº: 723 Vila do Comércio
  • Telefone: (31) 3545-2423
  • E-mail: info@pousadadocanto.com.br
conheça

Pousada Circuito Real e Eventos

A Pousada Circuito Real está localizada no centro da cidade, com proximidade aos bares, restaurantes, estação ferroviária (onde são realizados os passeios de Maria Fumaça), bancos e outros comércios. Com facilidade de acesso, dispensando até mesmo a necessidade de veiculo automotor.
Nossa pousada possui um ambiente familiar, trazendo conforto e tranqüilidade para você e sua família.
Apartamentos com TV, geladeira e banheiro.
E você ainda tem direito a:
·Piscina
·Café da manha

  • Endereço: Rua 28 de dezembro Nº: 232 Centro
  • Telefone: (31) 3545-1224
  • E-mail: pousadacircuitoreal@yahoo.com.br
conheça
Mais

dicas

Por causa das cachoeiras, a cidade fica cheia de visitantes que querem desfrutar do clima agradável da região, e banhar-se em uma de suas quedas d'água. Outro atrativo é o cicloturismo, que tem tomado força nos últimos anos e tem feito de Rio Acima referência na região.

Não deixe também de fazer um passeio no trem de Rio Acima.

serviços

Prefeitura
(31) 3545-1273

Secretaria de Turismo
(31) 3545-1870