Petrópolis

  • Cidade Imperial
  • 305.917 Habitantes

Frequentemente chamada de Cidade Imperial devido à sua história com o Brasil, Petrópolis possui um clima ameno, construções históricas e abundante vegetação.

Localizada na região Serrana do Rio de Janeiro, fica a 65 km da capital carioca e atrai muitos turistas em busca, principalmente, de cultura e entretenimento.

Capital do estado durante 9 anos, Petrópolis abrigou a primeira estrada ferroviária do país, ligando Porto de Mauá à Imperial Fábrica de Cerveja Nacional, a primeira cervejaria do país.

O ambiente refrescante e um nevoeiro que cobre a cidade ligeiramente, proporcionam a Petrópolis um clima peculiar, muito propício a visitas, principalmente de casais. Devido a essas qualidades, o município apresenta o que há de mais requintado em relação à hotelaria e à gastronomia.

O Vale dos Gourmets, situado no distrito de Itaipava, concentra sofisticados restaurantes, badalados bares e boates, além de um elegante comércio regional e deliciosas pousadas. 

A cidade reúne magníficas construções históricas como a Catedral de São Pedro de Alcântara, a Matriz Sagrado Coração de Jesus, os arrebatadores Palácios Amarelo e de Cristal, o Teatro Municipal, a Casa da Princesa Isabel, entre inúmeras outras edificações e obras de arte que relatam toda a extensa e marcante biografia da cidade.

Praças, obeliscos, museus, solares, mirantes, parques, castelos, florálias e cervejarias, como a famosa Cervejaria Bohemia, só ajudam a atestar todo o acervo de entretenimento turístico do município, que acolhe todos os seus visitantes com muita comodidade. 

Museu Imperial
Um dos vários casarões de Petrópolis
Estadua de Dom Pedro II
Igreja Matriz de Petrópolis - Acervo IER
Chapéu de Santos Dumont
Museu Imperial
Serra dos Órgãos
Vista do Dedo de Deus na Serra dos Órgãos
Casa de Santos Dumont
Catedral S.Pedro de Alcantara
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Palácio de Cristal

Local inaugurado em 1884, a estrutura pré-montada foi encomendada pelo Conde d'Eu e inspirado no Palácio de Cristal de Londres, e do Palácio de Cristal do Porto. 

Em 1957 o palácio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Inicialmente foi construído para abrigar de exposições agrícolas e hoje como local para exposições e eventos.

Catedral São Pedro de Alcântara

"A pedra fundamental para a construção da Catedral foi lançada em 12 de março de 1876, sob a responsabilidade do engenheiro Francisco Caminhoá.

Em estilo neogótico francês, é uma obra monumental que só foi concluida em 1939.No fundo do altar destacam-se as imagens em mármore do Imperador Dom Pedro e da Imperatriz Teresa Cristina, cujos restos mortais encontram-se na Catedral.

O mausoléu foi inaugurado por Getúlio Vargas em 1939, após o traslado dos restos mortais dos imperadores que estavam desde 1921 na Catedral Metropolitana, no Rio de Janeiro.

Ao lado deles estão as imagens e os restos mortais da Princesa Isabel e seu marido, o Conde D’Eu.A Catedral abriga o maior órgão da América Latina. São 2.227 tubos, 33 registros e três teclados manuais. A porta de entrada, metalizada, foi executada pela escola de Aprendizes de São Paulo, segundo desenho de Glash Veiga: cada folha pesa nada menos que 2.400 kg.

Da torre é possível apreciar a vista da cidade e os cinco sinos de bronze, fundidos na Alemanha, que pesam, em conjunto, nove toneladas.

É possível também subir até a torre, de onde se pode apreciar a vista da cidade e os cinco sinos de bronze, fundidos na Alemanha, que pesam, em conjunto, nove toneladas."

Museu Imperial

O Museu Imperial funciona no antigo Palácio Imperial de Petrópolis, residência de verão de d. Pedro II e apontado pelo imperador em diários como um de seus locais preferidos.

No local o público pode encontrar um pouco sobre a história do Império brasileiro e sobre a família imperial.

O acervo, que conta com peças emblemáticas, como a famosa coroa do imperador, é distribuído por cômodos que reconstroem o cotidiano da família em Petrópolis e apresentam aspectos culturais, políticos, sociais e econômicos do Brasil no século XIX.
Mais

hospedagem

Pousada Vila Brasil

O conjunto de casas que compõe a Vila Brasil possui sete apartamentos aconchegantes que garantem um atendimento diferenciado. A quantidade reduzida de quartos cria um clima mais intimista para os hóspedes que querem desfrutar da tranquilidade da serra.
Um Chalé exclusivo está localizado numa área um pouco mais isolada das outras casas da Vila Brasil. Instalação ideal para quem quer ficar mais reservado. Ele possui um quarto amplo com anexo, com cama Queen e todas as outras instalações dos apartamentos.
Do Centro Histórico de Petrópolis até aqui são 10 minutos apenas. O espaço cercado por 13 mil metros quadrados, tem detalhes que nos fazem fugir da correria do dia a dia. E são esses detalhes facilitam a nossa “fuga” proposital. Além da piscina, no jardim uma fonte antiga, ganhou um belo trabalho de mosaico com azulejos franceses e a noite ela vira o destaque do espaço. Além disso, a própria natureza preservada no local garante uma tranquilidade sem comparação. Temos até a impressão de que podemos ficar isolados do resto do mundo. Um ótimo remédio no combate ao estresse.
Todos os apartamentos possuem aparelhos de televisão com programação por assinatura, frigobar retrô, com opções de camas Queen, Casal e Solteiro. Todos com banheiros completos.
E os banheiros são uma detalhe à parte. Cada um deles ganhou um trabalho de azulejos ou mosaicos que garante uma exclusividade ao apartamento. Em um deles, por exemplo, a decoração marroquina foi a inspiração.

  • Endereço: R. Bingen Nº: 786 Bingen
  • Telefone: (21) 2237-6431
  • E-mail: reservas@pousadavilabrasil.com.br
conheça

Pousada Mata Atlântica do Sauer

Localizada em Petrópolis região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, a Pousada Mata Atlântica dos Sauer esta situada numa propriedade de 28 mil metros quadrados, sendo 20 mil metros de florestas de Mata Atlântica intacta transformada numa reserva particular com uma riquíssima variedade de fauna e flora nativa do ecossistema de Mata Atlântica. O restante 10 mil metros desta belíssima propriedade de Pedro Sauer neto do patriarca da família Sauer que foi o responsável pela construção do imóvel, esta dividida em duas construções que abrigam as acomodações e salão de festas e eventos, contando ainda com amplos gramados, piscina semi olímpica, lagos de água natural captado nas diversas nascentes que brotam na preservada floresta atlântica que compõe este belíssimo e preservado cenário. A idéia de Pedro Sauer é oferecer este aconchegante e preservado paraíso para que seus hóspedes e amigos possam desfrutar de momentos agradáveis e felizes junto as montanhas da única cidade imperial das Américas.

  • Endereço: R. Bingen Nº: 1055 Centro
  • Telefone: (24) 2244-0122
  • E-mail: pmatlantica@gmail.com
conheça

Hotel Casablanca Koeler

Situado em um belíssimo casarão, datado de 1885 e tombado pelo Patrimônio Histórico Federal, o Hotel resgatou o mobiliário e características originais, sem abrir mão do conforto e tecnologias modernas.

conheça
Mais

serviços

Disque Turismo
0800 024 1516

Rodoviária Terminal Governador Leonel Brizola
BR 040 - Bingen
(24) 2249-9858

Banco
Santander, Bandeirantes, Bradesco, Boavista, Banco do Brasil, Itaú, 
Caixa Econômica Federal, HSBC e Unibanco.