Petrópolis

  • Cidade Imperial
  • 305.917 Habitantes

Frequentemente chamada de Cidade Imperial devido à sua história com o Brasil, Petrópolis possui um clima ameno, construções históricas e abundante vegetação.

Localizada na região Serrana do Rio de Janeiro, fica a 65 km da capital carioca e atrai muitos turistas em busca, principalmente, de cultura e entretenimento.

Capital do estado durante 9 anos, Petrópolis abrigou a primeira estrada ferroviária do país, ligando Porto de Mauá à Imperial Fábrica de Cerveja Nacional, a primeira cervejaria do país.

O ambiente refrescante e um nevoeiro que cobre a cidade ligeiramente, proporcionam a Petrópolis um clima peculiar, muito propício a visitas, principalmente de casais. Devido a essas qualidades, o município apresenta o que há de mais requintado em relação à hotelaria e à gastronomia.

O Vale dos Gourmets, situado no distrito de Itaipava, concentra sofisticados restaurantes, badalados bares e boates, além de um elegante comércio regional e deliciosas pousadas. 

A cidade reúne magníficas construções históricas como a Catedral de São Pedro de Alcântara, a Matriz Sagrado Coração de Jesus, os arrebatadores Palácios Amarelo e de Cristal, o Teatro Municipal, a Casa da Princesa Isabel, entre inúmeras outras edificações e obras de arte que relatam toda a extensa e marcante biografia da cidade.

Praças, obeliscos, museus, solares, mirantes, parques, castelos, florálias e cervejarias, como a famosa Cervejaria Bohemia, só ajudam a atestar todo o acervo de entretenimento turístico do município, que acolhe todos os seus visitantes com muita comodidade. 

Museu Imperial
Um dos vários casarões de Petrópolis
Estadua de Dom Pedro II
Igreja Matriz de Petrópolis - Acervo IER
Chapéu de Santos Dumont
Museu Imperial
Serra dos Órgãos
Vista do Dedo de Deus na Serra dos Órgãos
Casa de Santos Dumont
Catedral S.Pedro de Alcantara
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Petrópolis Gourmet

Um dos mais importantes polos da gastronomia brasileira, a histórica Petrópolis apresenta diversos restaurantes comandados por importantes chefs que se estabeleceram na região. Além de fazer parte do circuito das cervejas, a cidade tem como principal referência o Festival Petrópolis Gourmet, que há mais de 15 anos movimenta toda cadeia produtiva regional.
O evento acontece normalmente no mês de novembro. 

Vale dos Gourmets

Itaipava, distrito de Petrópolis, reserva grandes surpresas gastronômicas para seus visitantes – principalmente durante o inverno. A região também é formada pelos subdistritos Araras, Correas, Nogueira, Secretário, Pedro do Rio e Posse.

A partir da segunda metade do século 20, alguns moradores começaram a construir naquele local restaurantes com uma gastronomia de bastante qualidade – foi o que ajudou a construir a sua fama consolidada e o título de Vale dos Gourmets.

Além disso, ali se encontram charmosos hotéis e pousadas, antiquários de qualidade internacional, lojas de cerâmica, móveis e decoração. Araras e Correas firmam-se cada vez mais como destinos perfeitos para casais em clima de lua-de-mel. Secretário, Pedro do Rio e Posse são indicados para quem pretende se desconectar por completo do mundo.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

A Estrada Real não passa dentro do parque especificamente, entretanto passa na zona de amortecimento (área no entorno de uma Unidade de Conservação em que as atividades antrópicas estão submetidas a uma legislação especifica). No interior do parque, mais precisamente na região de Magé e Petrópolis passa o Caminho do Ouro, também chamado de Atalho do Proença possui aproximadamente 6 Km, ligando a Vila Inhomirim, em Magé, ao Alto da Serra, em Petrópolis.

Este caminho foi aberto em 1723, por Bernardo Proença, rico fazendeiro e proprietário de terras no pé da serra, que trazia o ouro de Minas Gerais até o Rio de Janeiro. Ao longo dessa trilha podem ser observados diversos atrativos históricos, como a estrada carroçável da Serra da Estrela, considerada na época a "obra mais grandiosa do Império do Brasil" e a primeira ferrovia do país, ativa até hoje, ligando o Porto de Mauá à Vila Inhomirim (atual Raiz da Serra).

Sobre o parque:
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, subordinada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), cujo objetivo maior é o de preservar amostras representativas dos ecossistemas nacionais.

Criado em 30 de novembro de 1939, o PARNASO é o terceiro parque mais antigo do país, representando um importante marco na história das Unidades de Conservação Brasileira. É um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros; além de ter fantásticas cachoeiras.

O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 200 quilômetros de trilhas em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas. Entre as escaladas destacam-se o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país, e a Agulha do Diabo, escolhida uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo.

O Parque abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem neste local).
Mais

hospedagem

Hotel Casablanca Imperial

O Casablanca Imperial Hotel possui 63 aconchegantes apartamentos decorados com estilo e requinte, ideal para o hóspede que procura tranqüilidade e conforto.

conheça

Hotel Grão Pará

Hotel historico, tombado pelo INEPAC, está situado no centro de Petrópolis, ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, a 500 metros do Museu Imperial, a 650 metros da Catedral de São Pedro de Alcântara e próximo a tradicional Rua Teresa. O acesso Wi-Fi e o estacionamento estão disponíveis gratuitamente. As suites do Hotel Grão-Pará são confortáveis e estão equipadas com televisão led , TV a cabo, telefone, frigobar e cofre eletrônico. Alguns quartos possuem ar condicionado quente/frio. O hotel serve um delicioso café da manha. Nas proximidades do Hotel existem bares, lojas e restaurantes. A Estação Rodoviária de Petrópolis está localizada apenas a 5 km do Hotel Grão-Pará.

conheça

Pousada Princesa Isabel

A Pousada Hotel Princesa Isabel – Dom Pedro - está localizada a poucos minutos das principais atrações turísticas de Petrópolis, em um dos mais tradicionais endereços do Centro Histórico de Petrópolis: a Avenida Dom Pedro I, numero 152 – Centro – Petrópolis – RJ. Nossas diárias incluem apartamentos diferenciados, com frigobar, cofre eletrônico, Tv de Led, além internet acesso wi-fi gratuito e disponível em toda a pousada, estacionamento privativo com manobrista para seu conforto, disponibilizando ainda aos nossos hóspedes piscina e delicioso café da manhã com produtos regionais, incluído na diária, servido pela manhã no amplo restaurante da pousada.

conheça
Mais

serviços

Disque Turismo
0800 024 1516

Rodoviária Terminal Governador Leonel Brizola
BR 040 - Bingen
(24) 2249-9858

Banco
Santander, Bandeirantes, Bradesco, Boavista, Banco do Brasil, Itaú, 
Caixa Econômica Federal, HSBC e Unibanco.