Petrópolis

  • Cidade Imperial
  • 305.917 Habitantes

Frequentemente chamada de Cidade Imperial devido à sua história com o Brasil, Petrópolis possui um clima ameno, construções históricas e abundante vegetação.

Localizada na região Serrana do Rio de Janeiro, fica a 65 km da capital carioca e atrai muitos turistas em busca, principalmente, de cultura e entretenimento.

Capital do estado durante 9 anos, Petrópolis abrigou a primeira estrada ferroviária do país, ligando Porto de Mauá à Imperial Fábrica de Cerveja Nacional, a primeira cervejaria do país.

O ambiente refrescante e um nevoeiro que cobre a cidade ligeiramente, proporcionam a Petrópolis um clima peculiar, muito propício a visitas, principalmente de casais. Devido a essas qualidades, o município apresenta o que há de mais requintado em relação à hotelaria e à gastronomia.

O Vale dos Gourmets, situado no distrito de Itaipava, concentra sofisticados restaurantes, badalados bares e boates, além de um elegante comércio regional e deliciosas pousadas. 

A cidade reúne magníficas construções históricas como a Catedral de São Pedro de Alcântara, a Matriz Sagrado Coração de Jesus, os arrebatadores Palácios Amarelo e de Cristal, o Teatro Municipal, a Casa da Princesa Isabel, entre inúmeras outras edificações e obras de arte que relatam toda a extensa e marcante biografia da cidade.

Praças, obeliscos, museus, solares, mirantes, parques, castelos, florálias e cervejarias, como a famosa Cervejaria Bohemia, só ajudam a atestar todo o acervo de entretenimento turístico do município, que acolhe todos os seus visitantes com muita comodidade. 

Museu Imperial
Um dos vários casarões de Petrópolis
Estadua de Dom Pedro II
Igreja Matriz de Petrópolis - Acervo IER
Chapéu de Santos Dumont
Museu Imperial
Serra dos Órgãos
Vista do Dedo de Deus na Serra dos Órgãos
Casa de Santos Dumont
Catedral S.Pedro de Alcantara
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Museu Imperial

O Museu Imperial funciona no antigo Palácio Imperial de Petrópolis, residência de verão de d. Pedro II e apontado pelo imperador em diários como um de seus locais preferidos.

No local o público pode encontrar um pouco sobre a história do Império brasileiro e sobre a família imperial.

O acervo, que conta com peças emblemáticas, como a famosa coroa do imperador, é distribuído por cômodos que reconstroem o cotidiano da família em Petrópolis e apresentam aspectos culturais, políticos, sociais e econômicos do Brasil no século XIX.

Catedral São Pedro de Alcântara

"A pedra fundamental para a construção da Catedral foi lançada em 12 de março de 1876, sob a responsabilidade do engenheiro Francisco Caminhoá.

Em estilo neogótico francês, é uma obra monumental que só foi concluida em 1939.No fundo do altar destacam-se as imagens em mármore do Imperador Dom Pedro e da Imperatriz Teresa Cristina, cujos restos mortais encontram-se na Catedral.

O mausoléu foi inaugurado por Getúlio Vargas em 1939, após o traslado dos restos mortais dos imperadores que estavam desde 1921 na Catedral Metropolitana, no Rio de Janeiro.

Ao lado deles estão as imagens e os restos mortais da Princesa Isabel e seu marido, o Conde D’Eu.A Catedral abriga o maior órgão da América Latina. São 2.227 tubos, 33 registros e três teclados manuais. A porta de entrada, metalizada, foi executada pela escola de Aprendizes de São Paulo, segundo desenho de Glash Veiga: cada folha pesa nada menos que 2.400 kg.

Da torre é possível apreciar a vista da cidade e os cinco sinos de bronze, fundidos na Alemanha, que pesam, em conjunto, nove toneladas.

É possível também subir até a torre, de onde se pode apreciar a vista da cidade e os cinco sinos de bronze, fundidos na Alemanha, que pesam, em conjunto, nove toneladas."
Mais

hospedagem

Pousada Dom Pedro

Disponibilizamos confortáveis acomodações, além de piscina, salão com lareira e Tv de Led, rede wi-fi e delicioso café da manhã!

conheça

Pousada Casa da Montanha

A Casa da Montanha está inserida num bosque de 250.000 metros junto do centrinho de Araras em Petrópolis e apresenta vistas panorâmicas da Serra dos Órgãos e paisagem da região. Oferecemos sauna, Wi-Fi gratuito e buffet café-da-manhã. Atividades de caminhadas e passeios de Jeep aberto ou de bicicleta podem ser organizadas. Estes chalés, possuem lareira e sala de estar com televisão LED e DVD/ DVD Blu ray. Todos contam com cozinha compacta com micro-ondas, frigobar e aparelho de fondue, alguns têm uma varanda. Há uma seleção de 230 filmes em DVD/ DVD blu ray à sua disposição. A Pousada Casa da Montanha fica a 2 km do Centro de Araras e a 10 minutos de carro de Itaipava. O Centro de Petrópolis fica a 30 minutos de carro.

conheça

Pousada 14 Bis

Parte da Pousada Quatorze Bis possui esta vista "dos fundos" do Centro Histórico ... Da esquerda para a direita, vemos a torre da Igreja do Rosário; logo abaixo, os 3 telhados do antigo Palácio da Princesa Leopoldina e o prédio principal do Campus Notre Dame de Sion, da Universidade Católica. Ao fundo, vemos as montanhas do Parque Municipal da Avenida Ipiranga. — em Pousada Quatorze Bis

  • Endereço: Rua Buenos Aires Nº: 192 Centro
  • Telefone: (24) 2231-0946
  • E-mail: reservas14bis@globo.com
conheça
Mais

serviços

Disque Turismo
0800 024 1516

Rodoviária Terminal Governador Leonel Brizola
BR 040 - Bingen
(24) 2249-9858

Banco
Santander, Bandeirantes, Bradesco, Boavista, Banco do Brasil, Itaú, 
Caixa Econômica Federal, HSBC e Unibanco.