Resultados da busca
Alto Rio Doce
Antônio Carlos
Alfredo Vasconcelos
Barbacena
Belmiro Braga
Bias Fortes
Capela Nova
Caranaíba
Carandaí
Acaiaca
Alvinópolis
Alvorada de Minas
Barão de Cocais
Bom Jesus do Amparo
Bela Vista de Minas
Catas Altas
Cocais
Congonhas do Norte
Couto de Magalhães de Minas
Datas
Diamantina
Dom Joaquim
Catas Altas da Noruega
Dores de Guanhães
Chácara
Felício dos Santos
Chiador
Gouveia
Aiuruoca
Guanhães
Cipotânea
Ipoema
Alagoa
Andrelândia
Conselheiro Lafaiete
Baependi
Barroso
Belo Vale
Cambuquira
Carmo de Minas
Itambé do Mato Dentro
Jaboticatubas
Coronel Pacheco
Mariana
Cristiano Otoni
Milho Verde
Monjolos
Morro do Pilar
Ouro Preto
Desterro do Melo
Passabém
Diogo Vasconcelos
Carrancas
Ponte Nova
Presidente Kubitschek
Sabinópolis
Santa Bárbara
Ewbank da Câmara
Santa Luzia
Casa Grande
Santana de Pirapama
Ibertioga
Itaipava
Santo Antônio do Itambé
Itatiaia
Santo Antônio do Rio Abaixo
Caxambu
Juiz de Fora
Lamim
Lavras Novas
Lima Duarte
São Gonçalo do Rio Abaixo
São Gonçalo do Rio das Pedras
Conceição da Barra de Minas
Matias Barbosa
São Gonçalo do Rio Preto
Conceição do Rio Verde
São Sebastião do Rio Preto
Senhora do Porto
Mercês
Serra Azul de Minas
Serra do Cipó
Taquaraçu de Minas
Congonhas
Brumadinho
Caeté
Itabirito
Nova Lima
Raposos
Rio Acima
Sabará
Olaria
Oliveira Fortes
Ouro Branco
Paiva
Pedro Teixeira
Cristina
Piau
Piranga
Presidente Bernardes
Cruzília
Queluzito
Ressaquinha
Rio Espera
Delfim Moreira
Rio Pomba
Santa Bárbara do Tugúrio
Santa Rita de Ibitipoca
Santana do Deserto
Santana do Garambéu
Santana dos Montes
Santos Dumont
Entre Rios de Minas
Senhora de Oliveira
Senhora dos Remédios
Simão Pereira
Conceição do Mato Dentro
Glaura
Ibituruna
Itanhandu
Itutinga
Jeceaba
Jesuânia
Lagoa Dourada
Maria da Fé
Minduri
Moeda
Nazareno
Passa Quatro
Passa Tempo
Pequeri
Piedade do Rio Grande
Pouso Alto
Prados
Resende Costa
Ritápolis
São Bartolomeu
São João del-Rei
São Lourenço
São Thomé das Letras
São Vicente de Minas
Serranos
Tiradentes
Itabira
Serro
Paraty
Areal
Petrópolis
Magé
Comendador Levy Gasparian
Paraíba do Sul
Cunha
Santo Hipólito
Três Rios
São Brás do Suaçuí
Itaverava
Lambari
Marmelópolis
Piquete
Aparecida
Areias
Cachoeira Paulista
Cruzeiro
Lavrinhas
Lorena
Silveiras
São Tiago
Coronel Xavier Chaves
Três Corações
Dom Viçoso
Ingaí
Itamonte
Lagoa Santa
Desterro de Entre Rios
Luminárias
Santa Cruz de Minas
Madre de Deus de Minas
Olímpio Noronha
Pedralva
Dores de Campos
Guaratinguetá
Santo Antônio do Leite
Lapinha da Serra
Bananal
Arapeí
Campanha
Lagoinha
Pindamonhangaba
Potim
Queluz
Roseira
São José do Barreiro
São Luiz do Paraitinga
São Sebastião do Rio Verde
Seritinga
Capela do Saco
Soledade de Minas
Taubaté
Tremembé
Virgínia
Wenceslau Braz
Cachoeira do Campo

Ouro Preto

  • Vila Rica
  • 70.281 Habitantes

Ladeiras íngremes, casarões coloniais, arquitetura barroca, religiosidade e muita história. Esses são alguns dos marcos do município. Reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, com mais de 300 anos, Ouro Preto, localizada há 95 km de Belo Horizonte, está entre as cidades históricas mais importantes do país.

Andar pela cidade é fazer uma viagem no tempo. É mágico subir e descer as famosas ladeiras de paralelepípedos em busca de cultura e lazer, passear pela movimentada Rua Direita, entrar em suas lojinhas de pedras preciosas lapidadas, observar a beleza da Praça Tiradentes e, como pano de fundo, o imponente Museu da Inconfidência.

A cidade possui diversas igrejas e algumas representam o auge do barroco mineiro, tendência artística da época, com obras de grandes artistas, como Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Gastronomia e festas também são destaques na cidade. Restaurantes servem pratos da suculenta culinária mineira e, para quem gosta de diversão, Ouro Preto possui uma das mais animadas festas de Carnaval do país. Também é conhecida pelas repúblicas, moradias de estudantes universitários. A tradicional Festa do 12, que acontece todo ano no feriado de 12 de outubro, recebe uma multidão de ex-alunos em busca de recordações do passado.

Antigas minas de ouro também podem ser visitadas. E aí a história é retomada. O município nasceu em 1711, com o nome de Vila Rica. Poucos anos depois, em 1720, foi escolhida como a capital da capitania das Minas Gerais.

A cidade serviu como campo de manifestações históricas e culturais na época da descoberta do ouro no país. Foi cenário da Guerra dos Emboabas e do movimento da Inconfidência Mineira, no século 18, em que uma elite dominante lutou contra a exploração do ouro, principalmente da Corte Portuguesa, em favor de melhores condições de vida para o povo brasileiro. Nesse período, Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier) foi enforcado em praça pública, tornando-se mártir da libertação do povo aos domínios de Portugal.

Ouro Preto só manteve sua preservação original devido à mudança da capital para Belo Horizonte, em 1897.

Conhecer Ouro Preto é  uma experiência inesquecível. 

Igreja São Francisco
Igreja
Tapetes para Corpus Christi
Feira de Pedra Sabão
Igreja São Francisco
Interior da Igreja do Pilar
Vista do Museu da Incofidência
Pico do Itacolomy
Praça tiradentes-Foto: Eduardo Tropia
Semana Santa - Foto Eduardo Tropia
Vista Jacuba Foto Eduardo Tropia
Museu Noturna_Foto Eduardo Tropia
Rua São José Faria_Foto Eduardo Tropia
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Igreja de São Francisco de Paula

Erguida no Morro da Piedade, foi a Capela dos Terceiros dos Mínimos de São Francisco de Paula a última igreja a ser construída na cidade. O início da construção da igreja de São Francisco de Paula, no mesmo local em que primitivamente se elevara a Ermida de Nossa Senhora da Piedade, foi feita a 4 de outubro de 1804.

Com o projeto de autoria do Capitão-Mór Francisco Machado da Cruz, essa construção se arrasta por todo o século XIX, sendo as obras interrompidas por insuficiência de recursos da Irmandade. Dimensões desproporcionais às necessidades de uma simples confraria, representa exemplo de permanência no século XIX, em Ouro Preto, dos padrões arquitetônicos do século anterior.Vista panorâmica da cidade.

Casa de Thomaz Antônio Gonzaga

Construção do séc. XVIII em estilo colonial. Possui dois pavimentos, sendo o primeiro em pedra e o segundo em tábua corrida, já no quintal ao fundo, há um pequeno “jardim suspenso” com bancos de pedras.

Nesta casa viveu durante alguns anos o poeta Tomás Antônio Gonzaga, onde teria sido ponto de encontro do conspiradores da Inconfidência Mineira. Na casa, hoje, funciona as Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano.

Está localizada na rua Cláudio Manoel, nº 61.

Igreja São Francisco de Assis

A Ordem Terceira da Penitência de São Francisco de Assis, primeira ordem criada em Vila Rica, foi fundada a 9 de janeiro de 1746, na Capela de Bom Jesus dos Perdões (atual Mercês e Perdões) e reunia os mais importantes membros da sociedade da época.

Dez anos mais tarde já contava com muitos adeptos que, desde 1751, passaram a se reunir na Matriz de Antônio Dias. Por volta de 1752, cogita-se a construção de seu próprio templo, iniciada em 1765.

Com risco de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, atesta a evolução no emprego da curva e contra-curva, que afeta sobretudo a nave e a fachada, introduzindo um tipo completamente novo na arquitetura, considerada a obra-prima da arte colonial brasileira.
Mais

hospedagem

Brumas Hostel

O Brumas Hostel está situado em uma residência charmosa em estilo colonial, perto das principais atrações de Ouro Preto, como a Igreja de São Francisco. Oferece cozinha de uso comum e lavanderia. O acesso Wi-Fi e estacionamento estão à sua disposição gratuitamente. O Brumas possui interiores coloridos decorados com artesanato local, um lounge aconchegante com lareira, TV, livros e jogos de tabuleiro. Aproveite para desfrutar da área para churrasco situada ao ar livre. Os dormitórios apresentam armários individuais e banheiro compartilhado. No Brumas Hostel, você pode saborear um buffet de café-da-manhã com frutas frescas, cereais, especialidades regionais e o famoso pão de queijo. As igrejas de São Francisco e Nossa Senhora do Rosário ficam a 2 quarteirões, e Belo Horizonte está a 96 km de distância. Para sua comodidade, o albergue dispõe ainda de um balcão de turismo e recepção 24 horas.

  • Endereço: Rua Antônio Pereiras Nº: 43 Centro
  • Telefone: (31) 3551-2944
  • E-mail: brumasonline@hotmail.com
conheça

Pousada do Ouvidor

Inaugurada em Abril de 2009, a Pousada do Ouvidor encontra-se em um dos mais belos pontos do Centro Histórico de Ouro Preto, junto à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de 1746, e ao lado da Ponte de Marília, a famosa ponte do poeta e inconfidente Tomás Antônio Gonzaga. Outras atrações, como a Mina do Chico Rei e o Museu do Aleijadinho, estão a poucos passos da pousada, que tem localização privilegiada para quem deseja conhecer o maior conjunto barroco do país. Seu nome é uma homenagem ao poeta árcade Tomás Antônio Gonzaga, o Dirceu, que exercia o cargo de Ouvidor em Vila Rica e foi um dos inconfidentes. Projetada especificamente para ser um hotel, mas preservando características arquitetônicas e elementos antigos, a pousada combina história e conforto, tradição e modernidade, em total sintonia, oferecendo uma hospedagem de qualidade e bom gosto. O cuidado com o cliente pode ser notado em tudo – dos apartamentos ao café da manhã, passando pela disponibilidade dos funcionários, que têm prazer em ajudar os hóspedes com informações turísticas e na organização de passeios. O amplo estacionamento e a tranqüilidade do local, somados a tudo isso, fazem da Pousada do Ouvidor uma excelente opção tanto em viagens de lazer quanto em viagens de negócios.

  • Endereço: Praça Antônio Dias Nº: 99 Antônio Dias
  • Telefone: (31) 3551-1164
  • E-mail: reservas@pousadadoouvidor.com.br
conheça

Pousada Casa dos Contos

Inaugurada em 01 dezembro de 1991, a Pousada Casa dos Contos está localizada a apenas 100 metros da Praça Tiradentes, marco central da cidade de Ouro Preto. Seu nome homenageia um dos mais belos monumentos do Barroco Mineiro, a residência do inconfidente João Rodrigues de Macedo, atual Museu Casa dos Contos de Ouro Preto, evocando, assim, importantes valores da nossa cidade: a história, a arte e a hospitalidade. Os 10 apartamentos oferecidos pela Pousada são padronizados e possuem sacadas com vista privilegiada para o Pico do Itacolomi e casario colonial. Todas as acomodações estão equipadas com TV 32" de LED, Cama box, Frigobar, Mesa apoio, Guarda-roupas, Telefone para ligações internas, Wi-Fi gratuito, Ventilador de Teto e Berço, sujeito a disponibilidade Dispomos de estacionamento próprio, amplo e fechado, com capacidade para 10 veículos Devido à localização privilegiada da Pousada, a visita aos principais pontos turísticos da cidade, bares e restaurantes pode ser feita a pé. Oferecemos um café da manhã completo e delicioso, com especialidades regionais, tais como bolo de fubá, pão de queijo, frutas frescas, sucos naturais, o tradicional queijo Minas e outras quitandas caseiras. Distancia dos principais pontos turísticos: - 100m do Museu de Mineralogia da Escola de Minas - UFOP - 150m do Museu da Inconfidência - 350m da Igreja São Francisco de Assis - 500m do Museu Casa dos Contos - 700m da Igreja do Pilar - 900m do Centro de Convenções da UFOP

conheça
Mais

Restaurantes

Mais

dicas

Quem é amante de lugares históricos e com uma arquitetura bem peculiar, vai adorar Ouro Preto e seus distritos. 

Mas, pra quem pensa que a única beleza de Ouro Preto vem apenas das histórias, se engana. O seu entorno traz lugares fabulosos, como os seus lindos vales, mirantes, cachoeiras e infinitas nascentes. Um paraíso perdido em meio às lendas. Um bom exemplo disso é o Parque do Itacolomi, onde fica o Pico do Itacolomi, com 1.722 metros. Por meio de trilha é possível chegar ao seu cume. Além de outras atrações, como o Museu do Chá, a capela São José e a Casa Bandeirista. 

Outro exemplo é o distrito de Santa Rita de Ouro Preto, onde são produzidas as peças que são expostas na feira de Pedra-Sabão. No distrito de Amarantina, não pode deixar de ser visitado o Projeto Reduções. Esse curioso museu apresenta miniaturas de construções de várias fases da arquitetura brasileira. Lavras Novas, vilarejo que contém as principais cachoeiras do município. São Bartolomeu, Glaura e Santo Antônio do Leite são outros distritos que merecem ser visitados.

serviços

Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG
(31) 3559-3269 / 3351-3637

Centro de Atendimento ao Turista
(31) 3551-2655 / (31) 3551-5212

Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention 
& Visitors Bureau (CVB)
(31) 3551-1469

Terminal Rodoviário
R. Padre Rolim, s/n
(31) 3559-3252 /  (31) 3551-5552

Bancos
Santander, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, 
HSBC, Itaú e Unibanco.

Site
www.ouropreto.org.br

Resultados da busca
Alto Rio Doce
Antônio Carlos
Alfredo Vasconcelos
Barbacena
Belmiro Braga
Bias Fortes
Capela Nova
Caranaíba
Carandaí
Acaiaca
Alvinópolis
Alvorada de Minas
Barão de Cocais
Bom Jesus do Amparo
Bela Vista de Minas
Catas Altas
Cocais
Congonhas do Norte
Couto de Magalhães de Minas
Datas
Diamantina
Dom Joaquim
Catas Altas da Noruega
Dores de Guanhães
Chácara
Felício dos Santos
Chiador
Gouveia
Aiuruoca
Guanhães
Cipotânea
Ipoema
Alagoa
Andrelândia
Conselheiro Lafaiete
Baependi
Barroso
Belo Vale
Cambuquira
Carmo de Minas
Itambé do Mato Dentro
Jaboticatubas
Coronel Pacheco
Mariana
Cristiano Otoni
Milho Verde
Monjolos
Morro do Pilar
Ouro Preto
Desterro do Melo
Passabém
Diogo Vasconcelos
Carrancas
Ponte Nova
Presidente Kubitschek
Sabinópolis
Santa Bárbara
Ewbank da Câmara
Santa Luzia
Casa Grande
Santana de Pirapama
Ibertioga
Itaipava
Santo Antônio do Itambé
Itatiaia
Santo Antônio do Rio Abaixo
Caxambu
Juiz de Fora
Lamim
Lavras Novas
Lima Duarte
São Gonçalo do Rio Abaixo
São Gonçalo do Rio das Pedras
Conceição da Barra de Minas
Matias Barbosa
São Gonçalo do Rio Preto
Conceição do Rio Verde
São Sebastião do Rio Preto
Senhora do Porto
Mercês
Serra Azul de Minas
Serra do Cipó
Taquaraçu de Minas
Congonhas
Brumadinho
Caeté
Itabirito
Nova Lima
Raposos
Rio Acima
Sabará
Olaria
Oliveira Fortes
Ouro Branco
Paiva
Pedro Teixeira
Cristina
Piau
Piranga
Presidente Bernardes
Cruzília
Queluzito
Ressaquinha
Rio Espera
Delfim Moreira
Rio Pomba
Santa Bárbara do Tugúrio
Santa Rita de Ibitipoca
Santana do Deserto
Santana do Garambéu
Santana dos Montes
Santos Dumont
Entre Rios de Minas
Senhora de Oliveira
Senhora dos Remédios
Simão Pereira
Conceição do Mato Dentro
Glaura
Ibituruna
Itanhandu
Itutinga
Jeceaba
Jesuânia
Lagoa Dourada
Maria da Fé
Minduri
Moeda
Nazareno
Passa Quatro
Passa Tempo
Pequeri
Piedade do Rio Grande
Pouso Alto
Prados
Resende Costa
Ritápolis
São Bartolomeu
São João del-Rei
São Lourenço
São Thomé das Letras
São Vicente de Minas
Serranos
Tiradentes
Itabira
Serro
Paraty
Areal
Petrópolis
Magé
Comendador Levy Gasparian
Paraíba do Sul
Cunha
Santo Hipólito
Três Rios
São Brás do Suaçuí
Itaverava
Lambari
Marmelópolis
Piquete
Aparecida
Areias
Cachoeira Paulista
Cruzeiro
Lavrinhas
Lorena
Silveiras
São Tiago
Coronel Xavier Chaves
Três Corações
Dom Viçoso
Ingaí
Itamonte
Lagoa Santa
Desterro de Entre Rios
Luminárias
Santa Cruz de Minas
Madre de Deus de Minas
Olímpio Noronha
Pedralva
Dores de Campos
Guaratinguetá
Santo Antônio do Leite
Lapinha da Serra
Bananal
Arapeí
Campanha
Lagoinha
Pindamonhangaba
Potim
Queluz
Roseira
São José do Barreiro
São Luiz do Paraitinga
São Sebastião do Rio Verde
Seritinga
Capela do Saco
Soledade de Minas
Taubaté
Tremembé
Virgínia
Wenceslau Braz
Cachoeira do Campo