Ouro Preto

  • Vila Rica
  • 70.281 Habitantes

Ladeiras íngremes, casarões coloniais, arquitetura barroca, religiosidade e muita história. Esses são alguns dos marcos do município. Reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, com mais de 300 anos, Ouro Preto, localizada há 95 km de Belo Horizonte, está entre as cidades históricas mais importantes do país.

Andar pela cidade é fazer uma viagem no tempo. É mágico subir e descer as famosas ladeiras de paralelepípedos em busca de cultura e lazer, passear pela movimentada Rua Direita, entrar em suas lojinhas de pedras preciosas lapidadas, observar a beleza da Praça Tiradentes e, como pano de fundo, o imponente Museu da Inconfidência.

A cidade possui diversas igrejas e algumas representam o auge do barroco mineiro, tendência artística da época, com obras de grandes artistas, como Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Gastronomia e festas também são destaques na cidade. Restaurantes servem pratos da suculenta culinária mineira e, para quem gosta de diversão, Ouro Preto possui uma das mais animadas festas de Carnaval do país. Também é conhecida pelas repúblicas, moradias de estudantes universitários. A tradicional Festa do 12, que acontece todo ano no feriado de 12 de outubro, recebe uma multidão de ex-alunos em busca de recordações do passado.

Antigas minas de ouro também podem ser visitadas. E aí a história é retomada. O município nasceu em 1711, com o nome de Vila Rica. Poucos anos depois, em 1720, foi escolhida como a capital da capitania das Minas Gerais.

A cidade serviu como campo de manifestações históricas e culturais na época da descoberta do ouro no país. Foi cenário da Guerra dos Emboabas e do movimento da Inconfidência Mineira, no século 18, em que uma elite dominante lutou contra a exploração do ouro, principalmente da Corte Portuguesa, em favor de melhores condições de vida para o povo brasileiro. Nesse período, Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier) foi enforcado em praça pública, tornando-se mártir da libertação do povo aos domínios de Portugal.

Ouro Preto só manteve sua preservação original devido à mudança da capital para Belo Horizonte, em 1897.

Conhecer Ouro Preto é  uma experiência inesquecível. 

Igreja São Francisco
Igreja
Tapetes para Corpus Christi
Feira de Pedra Sabão
Igreja São Francisco
Interior da Igreja do Pilar
Vista do Museu da Incofidência
Pico do Itacolomy
Praça tiradentes-Foto: Eduardo Tropia
Semana Santa - Foto Eduardo Tropia
Vista Jacuba Foto Eduardo Tropia
Museu Noturna_Foto Eduardo Tropia
Rua São José Faria_Foto Eduardo Tropia
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Capela de Nossa Senhora da Piedade

Nos arredores de Ouro Preto é a última das que foram construídas na Serra de Ouro Preto, por ocasião da revolta chefiada por Felipe dos Santos, em 1720. Essa data coincide com a inscrição que se lê na penha da cruz do alto da empena, acima do telhado, que é certamente uma data de conclusão da obra.

É uma das capelas mais antigas de Ouro Preto e com características do primeiro estilo situada num platô e circundada pelas ruínas negras e calcinadas do arraial, no Morro de Pascoal da Silva.

A construção em canga, sob a forma de matações é marcante dos primeiros anos do século XVIII e do local; à semelhança das capelas de Sant'Ana e São João, igualmente no Morro da Queimada, mas com a diferença de que os guarnecimentos de portas e janelas são em cantaria. 

Mirante do Morro São Sebastião

Localizado no alto do morro de São Sebastião, em local cercado por uma muralha de pedra de onde se tem uma bela vista panorâmica da cidade. 

Casa dos Contos

A Casa dos Contos foi residência do administrador de impostos da capitania de Minas, João Rodrigues de Macedo, onde mais tarde serviu para abrigar a Junta da Real Fazenda e a Intendência do Ouro, recebendo por isso a denominação de Casa dos Contos.

Cláudio Manuel da Costa foi preso e encontrado enforcado em uma de suas celas. Pertence atualmente ao Ministério da Fazenda e guarda acervo que inclui mobiliário (séculos XVIII e XIX), documentos, cartas, rica biblioteca e curiosa coleção de moedas.

É uma das poucas casas ouro-pretanas em que ainda existe uma senzala. Está localizada na rua São José, nº 12.
Mais

hospedagem

Pouso São Francisco

Localizado exatamente em frente à Igreja de São Francisco de Assis, a mais importante construção religiosa do período colonial brasileiro, o Pouso dos Sinos opera em um sistema de turismo de habitação familiar e é dirigido pela família do proprietário deste casarão.Com um total de 07 acomodações, preserva a visão dos hotéis do início do século XX até o início dos anos 50. A leitura que se dá a este tipo de hospedagem é o mesmo que se encontrava nas antigas fazendas mineiras do mesmo período.

  • Endereço: Rua Costa Senna Nº: 30 Centro
  • Telefone: (31) 3551-2040
  • E-mail: reservas@mondego.com.br
conheça

Hotel Pousada do Arcanjo

Construído no padrão 4-estrelas com atenção a detalhes. Espaçosos aptos e suítes, com internet wi-fi, cartão magnético, frigobar, TV com canais internacionais, telefone (inclusive nos banheiros), cofre eletrônico, secador de cabelos, ferro automático e mesa de passar, ar condicionado, aquecimento, espelhos, energia solar. Equipe cortês e atenciosa, vestindo indumentárias estilo séc. XVIII. Primeiro hotel histórico-temático de Minas, dedicado aos personagens da Inconfidência Mineira. Amplos ambientes sociais, incluindo estar com lareira, scotch-bar, wi-fi, restaurante, jardim interno, salão de eventos, moderno elevador e pisos sem degraus nos pavimentos. Acessibilidade. Estacionamento próprio. Localização diferenciada na entrada da cidade, distando apenas 900m da Praça Tiradentes, centro comercial e principais atrativos, com transporte cortesia. Tranquilidade e sossego. Diária inclui variado café da manhã. Chá da tarde cortesia. Primeiro hotel contemplado com o Prêmio Sebrae MG de Práticas Sustentáveis Empresa Destaque 2011. Finalista estadual do MPE Brasil 2012 Prêmio de Competitividade. Bem-vindo ao clima de século XVIII. Cartões Visa, Mastercard, Diners e Amex.

  • Endereço: RUA SÃO MIGUEL ARCANJO Nº: 270 CENTRO
  • Telefone: (31) 3551-4121
  • E-mail: reservas@arcanjohotel.com.br
conheça

Pousada Nello Nuno

Situada no coração do Centro Histórico a duas quadras da praça Tiradentes, o principal cartão postal da cidade, possui ambiente tranqüilo com um charmoso pátio interno. Café da manhã incluído no valor da diária. Os apartamentos são equipados com TV, frigobar e decorados em estilo de época, com quadros de grandes pintores brasileiros e peças do artesanato mineiro. Partindo da Pousada Nello Nuno é possível visitar à pé os principais monumentos da cidade.

  • Endereço: Rua Camilo de Brito Nº: 59 centro
  • Telefone: (31) 3551-3375
  • E-mail: reservasnellonuno@hotmail.com
conheça
Mais

Restaurantes

Mais

dicas

Quem é amante de lugares históricos e com uma arquitetura bem peculiar, vai adorar Ouro Preto e seus distritos. 

Mas, pra quem pensa que a única beleza de Ouro Preto vem apenas das histórias, se engana. O seu entorno traz lugares fabulosos, como os seus lindos vales, mirantes, cachoeiras e infinitas nascentes. Um paraíso perdido em meio às lendas. Um bom exemplo disso é o Parque do Itacolomi, onde fica o Pico do Itacolomi, com 1.722 metros. Por meio de trilha é possível chegar ao seu cume. Além de outras atrações, como o Museu do Chá, a capela São José e a Casa Bandeirista. 

Outro exemplo é o distrito de Santa Rita de Ouro Preto, onde são produzidas as peças que são expostas na feira de Pedra-Sabão. No distrito de Amarantina, não pode deixar de ser visitado o Projeto Reduções. Esse curioso museu apresenta miniaturas de construções de várias fases da arquitetura brasileira. Lavras Novas, vilarejo que contém as principais cachoeiras do município. São Bartolomeu, Glaura e Santo Antônio do Leite são outros distritos que merecem ser visitados.

serviços

Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG
(31) 3559-3269 / 3351-3637

Centro de Atendimento ao Turista
(31) 3551-2655 / (31) 3551-5212

Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention 
& Visitors Bureau (CVB)
(31) 3551-1469

Terminal Rodoviário
R. Padre Rolim, s/n
(31) 3559-3252 /  (31) 3551-5552

Bancos
Santander, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, 
HSBC, Itaú e Unibanco.

Site
www.ouropreto.org.br