Ouro Preto

  • Vila Rica
  • 70.281 Habitantes

Ladeiras íngremes, casarões coloniais, arquitetura barroca, religiosidade e muita história. Esses são alguns dos marcos do município. Reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, com mais de 300 anos, Ouro Preto, localizada há 95 km de Belo Horizonte, está entre as cidades históricas mais importantes do país.

Andar pela cidade é fazer uma viagem no tempo. É mágico subir e descer as famosas ladeiras de paralelepípedos em busca de cultura e lazer, passear pela movimentada Rua Direita, entrar em suas lojinhas de pedras preciosas lapidadas, observar a beleza da Praça Tiradentes e, como pano de fundo, o imponente Museu da Inconfidência.

A cidade possui diversas igrejas e algumas representam o auge do barroco mineiro, tendência artística da época, com obras de grandes artistas, como Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Gastronomia e festas também são destaques na cidade. Restaurantes servem pratos da suculenta culinária mineira e, para quem gosta de diversão, Ouro Preto possui uma das mais animadas festas de Carnaval do país. Também é conhecida pelas repúblicas, moradias de estudantes universitários. A tradicional Festa do 12, que acontece todo ano no feriado de 12 de outubro, recebe uma multidão de ex-alunos em busca de recordações do passado.

Antigas minas de ouro também podem ser visitadas. E aí a história é retomada. O município nasceu em 1711, com o nome de Vila Rica. Poucos anos depois, em 1720, foi escolhida como a capital da capitania das Minas Gerais.

A cidade serviu como campo de manifestações históricas e culturais na época da descoberta do ouro no país. Foi cenário da Guerra dos Emboabas e do movimento da Inconfidência Mineira, no século 18, em que uma elite dominante lutou contra a exploração do ouro, principalmente da Corte Portuguesa, em favor de melhores condições de vida para o povo brasileiro. Nesse período, Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier) foi enforcado em praça pública, tornando-se mártir da libertação do povo aos domínios de Portugal.

Ouro Preto só manteve sua preservação original devido à mudança da capital para Belo Horizonte, em 1897.

Conhecer Ouro Preto é  uma experiência inesquecível. 

Igreja São Francisco
Igreja
Tapetes para Corpus Christi
Feira de Pedra Sabão
Igreja São Francisco
Interior da Igreja do Pilar
Vista do Museu da Incofidência
Pico do Itacolomy
Praça tiradentes-Foto: Eduardo Tropia
Semana Santa - Foto Eduardo Tropia
Vista Jacuba Foto Eduardo Tropia
Museu Noturna_Foto Eduardo Tropia
Rua São José Faria_Foto Eduardo Tropia
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Centro Cultural e Turístico FIEMG

Com uma localização geográfica nobre, no centro da cidade histórica que é Patrimônio da Humanidade, encontra-se o SESI Ouro Preto Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG. O objetivo é oferecer aos turistas, nacionais e internacionais, que ocupam a cidade durante todo o ano, uma programação de cultura e arte diversificada. Para isso, o SESI possui uma Galeria de Arte, balcão de informações ao turista, venda de bilhetes para a Locomotiva da Vale, carimbo do passaporte da Estrada Real, Café e Livraria. 

Colégio Dom Bosco

Considerado um dos berços da liberdade do Brasil, o atual Centro Dom Bosco, antigo Quartel da Cavalaria de Minas, é um dos monumentos históricos mais importantes do país.

Construído em 1779 pelo Governador Antônio de Noronha para ser a sede da Cavalaria das Minas, tornou-se fundamental nos movimentos da Inconfidência Mineira por nele terem trabalhado homens como Joaquim José da Silva Xavier - o Tiradentes - e o Tenente Coronel Francisco de Paula Freire de Andrada, um dos homens mais poderosos da época e membro respeitado entre os inconfidentes.

Daí partiriam as tropas revolucionárias para conquistar as Minas e formar uma nação livre.

Capela de São João Batista

É a Primeira Capela erguida na cidade (1698) pelo bandeirante Antônio Dias de Oliveira, descobridor de Ouro Preto. A capela se localiza entre as nascentes do Rio das Velhas e do Rio Piracicaba e é um exemplo clássico da arquitetura colonial portuguesa dos primeiros tempos do Brasil.
Mais

hospedagem

Hotel Solar das Lajes

Casarão histórico, contamos com 19 apartamentos totalmente equipados, divido em 03 categorias Standard, Luxo e Suíte Máster. Standard – Vista da área interna do hotel e aquecedor/ventilador; Luxo – Vista do acervo barroco da cidade e ar condicionado; Máster – Vista do acervo barroco da cidade, ar condicionado, ante sala com TV, cofre e banheira de hidromassagem. Incluso na diária: Café da manhã, 02 estacionamentos cobertos, sauna, piscina, mini academia, mini salão de jogos, internet wi fi, mina de ouro aberta a visitação de hospedes dentro do hotel e playground. Contamos ainda com um serviço a La Carte de restaurante, que funciona das 16 às 22 horas. (Não incluso na diária). O hotel ainda dispõe de 02 Salões de Eventos e Convenções.

  • Endereço: Rua Conselheiro Quintiliano Nº: 604 Lajes
  • Telefone: (31) 997978502
  • E-mail: ivanfigueiredo88@hotmail.com
conheça

Hotel Solar do Rosário

Hotel histórico. Casarão do século XIX, localizado ao lado da Igreja do Rosário.

  • Endereço: Rua Getulio Vargas Nº: 270 Rosário
  • Telefone: (31) 3551-5040
  • E-mail: MILTON@HOTELSOLARDOROSARIO.COM.BR
conheça

Grande Hotel de Ouro Preto

O Grande Hotel constitui um dos monumentos da velha capital mineira, em cujo cenário se destaca pela modernidade das linhas arquitetônicas de Oscar Niemeyer, em vivo contraste com a harmonia do casario colonial do século XVIII. A excepcional localização oferece aos hóspedes conforto e praticidade para o gostoso convívio no centro histórico. E é um convite para um passeio a pé por suas charmosas ruas e vielas antigas, visitar igrejas, museus e participar dos múltiplos eventos da agenda cultural de Ouro Preto Sua vista panorâmica descortina o ambiente natural da cidade barroca e revela, em cada ângulo, as obras de arte e as ideias revolucionárias que alimentaram os sonhos de liberdade do Brasil colonial. A qualidade dos serviços é garantida por nossa equipe de profissionais capacitados para bem atender a todos os que se hospedam no Grande Hotel de Ouro Preto.

  • Endereço: Rua Senador Rocha Lagoa Nº: 164 Centro
  • Telefone: (31) 3551-1488
  • E-mail: grandehotel@veloxmail.com.br
conheça
Mais

Restaurantes

Mais

dicas

Quem é amante de lugares históricos e com uma arquitetura bem peculiar, vai adorar Ouro Preto e seus distritos. 

Mas, pra quem pensa que a única beleza de Ouro Preto vem apenas das histórias, se engana. O seu entorno traz lugares fabulosos, como os seus lindos vales, mirantes, cachoeiras e infinitas nascentes. Um paraíso perdido em meio às lendas. Um bom exemplo disso é o Parque do Itacolomi, onde fica o Pico do Itacolomi, com 1.722 metros. Por meio de trilha é possível chegar ao seu cume. Além de outras atrações, como o Museu do Chá, a capela São José e a Casa Bandeirista. 

Outro exemplo é o distrito de Santa Rita de Ouro Preto, onde são produzidas as peças que são expostas na feira de Pedra-Sabão. No distrito de Amarantina, não pode deixar de ser visitado o Projeto Reduções. Esse curioso museu apresenta miniaturas de construções de várias fases da arquitetura brasileira. Lavras Novas, vilarejo que contém as principais cachoeiras do município. São Bartolomeu, Glaura e Santo Antônio do Leite são outros distritos que merecem ser visitados.

serviços

Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG
(31) 3559-3269 / 3351-3637

Centro de Atendimento ao Turista
(31) 3551-2655 / (31) 3551-5212

Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention 
& Visitors Bureau (CVB)
(31) 3551-1469

Terminal Rodoviário
R. Padre Rolim, s/n
(31) 3559-3252 /  (31) 3551-5552

Bancos
Santander, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, 
HSBC, Itaú e Unibanco.

Site
www.ouropreto.org.br