Lapinha da Serra

  • Lapinha de Belém

Um distrito deslumbrante que reserva aos seus turistas as mais encantadoras e aprazíveis paisagens de Minas Gerais.

Situada ao sopé do Pico da Lapinha (segundo ponto mais alto da Serra do Cipó, com 1687 metros de altitude), o pacato vilarejo faz parte da Área de Preservação Ambiental Morro da Pedreira e fica a 143 km de Belo Horizonte.

Chamada de Lapinha de Belém por antigos moradores, Lapinha da Serra possui uma média de 300 habitantes que vivem da subsistência, agricultura e do turismo.

Com inúmeras belezas naturais, o distrito atrai visitantes em busca de sossego e também de aventura. O vilarejo possui lagos, cachoeiras, grutas, rios, picos e sítios arqueológicos que são propícios tanto à paz da contemplação, quanto à adrenalina dos esportes radicais.

A cultura local é bem marcada por festejos religiosos como o Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade e a Festa de Nossa Senhora Aparecida, entre outros.

Muito tradicional no distrito, o Batuque é uma manifestação realizada semanalmente pelos moradores e apresenta dança, palmas e tambor, quando desempenhada por negros, e o toque do pandeiro e da viola quando cumprida por brancos. 

Lapinha da Serra
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Mais