Cruzília

  • 14.596 Habitantes

O nome teve origem no fato de um povoado localizar-se ao lado da encruzilhada por onde passavam bandeirantes, garimpeiros, caxeiros-viajantes e tropeiros que circulavam entre São João del-Rei, Rio de Janeiro, Aiuruoca e São Paulo. 

Saint Hilaire faz referência à Encruzilhada, arraial que se formou no sítio de Manoel de Sá, ao redor da Capela de São Sebastião.

No município destaca-se as Fazendas Centenárias, que são uma boa opção para a família curtir as férias mais perto da natureza e do ar fresco, longe dos grandes centros, além de serem pontos turísticos carregados de histórias e cultura local. 


Além disso, a qualidade dos móveis e dos queijos finos produzidos tornaram o município uma referência nacional.

Cruzília é o Berço dos Cavalos Mangalarga e Mangalarga Marchador


Igreja Matriz
Cruzilia do alto
Igreja Matriz - Acervo IER
Praça_Capitão_Maciel_Vista_da_Torre_da_Igreja_Matriz - Foto: Sec. Turismo Cruzilia
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador


Inaugurado em 17 de novembro de 2012, o Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador tem como missão pesquisar, preservar, e difundir para a sociedade em geral, com destaque para os criadores, a trajetória da consolidação da raça de rebanho de equino nacional, genuinamente brasileira – o cavalo Mangalarga, em especial o Marchador.

O percurso museológico apresenta, por meio de acervo, vídeos e textos, o desenvolvimento da raça Mangalarga Marchador no Brasil. Suas especificidades e diferenciais, a lida cotidiana e outros aspectos estão retratados na exposição de longa duração, que revela a importância do cavalo e da região onde surgiu esta raça que se espalhou e cativou apaixonados em todo o mundo.

Horário de Funcionamento: Terça à domingo, de 10:00 às 17:00 horas   
Entrada: contribuição voluntária Contato: 35 3346 1022  -  35 9915 6957    
Redes Sociais @museummarchador

Igreja Matriz São Sebastião de Cruzília

A Paróquia de São Sebastião de Cruzília, antiga Encruzilhada, na época município de Baependi, foi criada e dedicada a São Sebastião Diocese de Mariana hoje Campanha. O Artigo VIII da Lei nº 1977 de 14 de novembro de 1873 foi criado a Paróquia de São Sebastião, por que? No pequeno povoado foi levantado uma pequena capela dedicada a São Sebastião. 
Com iniciativa do então primeiro Vigário Pe. João Câncio dos Reis Meirelles com apoio dos Senhores: Capitão Maciel e Capitão Pinto.
Mais

hospedagem

Hotel Real

O hotel com estacionamento 24 horas, café da manhã e internet wireless. centro da cidade, próximo a restaurantes, supermercados e farmácias. O hotel conta com 50 acomodações, desde quartos simples a quartos de luxo.

  • Endereço: RUA CAPITAO PINTO Nº: 70 CENTRO
  • Telefone: (35) 3346-1372
  • E-mail: hotelreal@msn.com
  • Website: www.hreal.com.br
conheça

Hotel Central

Fundado há mais de 40 anos pela família Maciel Pereira, o estabelecimento é conhecido pelo atendimento diferenciado e tipicamente mineiro. Aliando tradição e conforto, os 28 apartamentos do hotel estão equipados com frigobar, wireless, ar condicionado, ventilador, telefone, TV de Led 32´ e colchões antialérgicos. O bar funciona das 6h às 22h e oferece, além do famoso “pastel do Justo”, doces caseiros, chocolates, salgadinhos, bebidas das mais variadas marcas e uma cerveja estupidamente gelada em qualquer época do ano. No restaurante, a comida caseira é preparada no fogão a lenha e preserva o tempero e o costume da deliciosa culinária mineira. O hotel está localizado no centro da cidade, em frente à praça Capitão Maciel, ao lado da Igreja Matriz e a 50 metros do Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador.

conheça
Mais

Restaurantes

Mais

dicas

Cruzília é o Berço dos Cavalos Mangalarga e Mangalarga Marchador. Vencedores de vários prêmios nacionais conta com o melhor plantel de cavalos da raça Maagalarga do Brasil. Atualmente conta com um Museu Nacional dedicado à raça que mais cresce no Brasil. Na pecuária se destaca pela produção leiteira e de insumos agrícolas como o milho e o feijão.

A indústria moveleira merece destaque por sua capacidade na produção de móveis sob medida para todo o Brasil, abastecendo principalmente Rio de Janeiro e São Paulo. Os artesãos produzem verdadeiras obras-primas, como é o caso da cadeira e altar em madeira usados por sua santidade o Papa Bento XVI na sua última visita ao Brasil.

No município destaca-se as Fazendas Centenárias, que são uma boa opção para a família curtir as férias mais perto da natureza e do ar fresco, longe dos grandes centros, além de serem pontos turísticos carregados de histórias e cultura local. A produção leiteira permite também a fabricação de queijos de ótima qualidade e vencedores de prêmios nacionais.

Os pontos mais badalados na noite de Cruzília são os bares e botecos, que são uma boa pedida para quem curte jogar uma conversa fora e apreciar uma boa pinga ou uma cervejinha ao lado dos amigos. As festividades ficam por conta da Festa do Peão, no mês de Julho, e do Festival de Música.

serviços

Prefeitura
(35) 3346-1250

Site
www.cruzilia.mg.gov.br