Conselheiro Lafaiete

  • 123.275 Habitantes

Situada a 96 km de Belo Horizonte, na região do Alto Paraopeba, Conselheiro Lafaiete é o 22º município mais populoso do estado, com cerca de 120 mil habitantes. Integra o circuito turístico Villas e Fazendas.

Como atrativos turísticos, possui parques, horto florestal, além de belíssimas fazendas.

Sua história pode ser conhecida através do Museu e Arquivo Antônio Perdigão, do Museu Ferroviário e do Museu Marcílio Milagres.

Na área cultural, Lafaiete ganhou notoriedade na literatura. Os moradores orgulham-se de dizer que o romance "Escrava Isaura" foi escrito por Bernardo Guimarães em Conselheiro Lafaiete.

O município também promove festivais e exposições de artes plásticas, artes cênicas, musicais, literárias e artesanato. 

Matriz São Sebastião
Cristo
Igreja Santa Efigenia
Museu Ferroviário
Praça Tiradentes
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Biblioteca e Museu Antônio Perdigão

O acervo consta de centenas de documentos do século passado, livros da Câmara, hemeroteca, obras de artes, coleções de variedades, vestuário, porcelanas, jornais, revistas e literatura informativa. 

Está localizado na Praça Tiradentes, nº 19, no centro.

Fazenda da Água Limpa

Localizada na região de São Vicente de Paula, aproximadamente a 20 km de Lafaiete. Fundada pelo o Barão de Queluz em 1729. Sede produtora de agropecuária tem estilo das grandes fazendas coloniais. Atualmente é propriedade a família Franco. 

Contam que essa fazenda tinha muito escravos,e até tem um muro bonito de pedra construído por eles. Muito desses escravos fugiram para outros lugares, alguns pararam na região dos Moinhos, em Conselheiro Lafaiete.  A fazenda já pertenceu também a Gaspar Lourenço Baeta Neves, Joaquim Ferreira da Silva, Ney Franco e hoje de propriedade dos Francos, atual dono é Ivan Franco.
  

Museu Ferroviário

O Museu Ferroviário reúne em seu acervo, além de uns vastos materiais bibliográficos, documentais e fotográficos, móveis e objetos usados na antiga estação e nas oficinas da Estrada de Ferro. Destacam-se uma locomotiva a vapor e um guindaste, ambos do início do século XX.

Existe ainda no Museu o Memorial de Conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira. Nele os visitantes poderão conhecer a história deste grande jurisconsulto, patrono do município, através de fotografias, móveis e objetos pessoais, material bibliográfico e um farto acervo documental, doado por sua família. 
Mais

hospedagem

Estalagem Casa Rosada

A Estalagem Casa Rosada, possui 13 aconchegantes apartamentos localizados em uma Villa em estilo colonial e duas suítes na sede.
Os apartamentos da Villa Colonial têm capacidade para até 04 pessoas em leitos individuais e apresentam piso em tábua corrida e cerâmica requeimada, bancadas em granito, lustres, armários em pátina, cama box, ventilador de teto, frigobar e TV.
As suítes da sede conta com móveis em madeira rústica, cama de casal, ventilador de teto, frigobar, TV, banheiro amplo e confortável. 

  • Endereço: rod 040 km 644 Nº: 644 Zona rural
  • Telefone: (31) 2551-5740
  • E-mail: adriana@estalagemfazendalazer.com.br
conheça

Minas Apart Hotel

O hotel está localizado no centro da cidade e oferece WiFi e estacionamento gratuitos, além de um buffet de café da manhã diário. O restaurante e a lanchonete também estão à sua disposição no local.
Os apartamentos e quartos do Minas Apart possuem TV de tela plana a cabo e banheiro privativo. Todas as unidades apresentam cozinha americana com utensílios e ar-condicionado.

  • Endereço: Av. Telesforo Candido de Resende Nº: 320 Centro
  • Telefone: (31) 3763-1920
  • E-mail: contato@minasaparthotel.com.br
conheça

Hotel Meri

O Hotel Meri possui completa estrutura de acomodações, com aconchegantes apartamentos e atendimento personalizado, visando proporcionar a seus hóspedes uma estadia tranquila e de qualidade, mas sempre preços acessíveis.

  • Endereço: Rua Cel. Albino Nº: 3 Centro
  • Telefone: (31) 3763-8870
  • E-mail: reservas@hotelmeri.com.br
conheça
Mais

Restaurantes

Mais

dicas

A cidade de Conselheiro Lafaiete, de janeiro a dezembro, apresenta para todos que a visitam a cultura popular. Uma das principais manifestações que acontecem na cidade é o Festival de Congado, realizado no último domingo do mês de Julho.

serviços

Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Departamento de Turismo

(31) 3769-9037

Rodoviária
(31) 3769-2509 / 2510

Aeroporto das Bandeirinhas (vôos particulares)
(31) 3799-8699