Cocais

Pequeno distrito de Barão de Cocais situado a cerca de 100 km de Belo Horizonte, Cocais é cercado de montanhas e belíssimas paisagens. É caracterizado por um lugar típico de interior mineiro, acolhedor e tranquilo.

Os belos coqueiros, que se destacam num cenário de muito verde, deram nome à localidade. Dentre as atrações, estão igrejas barrocas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IPHAN) e casarões coloniais.


Igreja do Rosário
Sitio Arqueológico da Pedra Pintada
Sitio Arqueológico da Pedra Pintada
Sobrado do Cartório
Centro Histórico de Cocais
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Sobrado do Cartório

Uma das construções coloniais remanescentes da Vila de Cocais, o Sobrado do Cartório, prédio com dois pavimentos e que tem a fachada muito parecida a do sobrado do Barão de Cocais, que existia defronte à Igreja de Santana, pertencia ao fazendeiro Manoel.

Igreja de Sant'Anna

Localizada no Largo de Sant’Anna no distrito de Cocais, foi edificada no século XVIII, tendo pertencido a família Feliciano Pinto Coelho – o Barão de Cocais. Em 1830, a edificação sofreu uma série de reformas que promoveram grandes alterações no exterior  da igreja.

É uma das atrações de Cocais, destaca-se pela rica talha dourada dos três altares: Nossa Senhora das Dores, Santo Antônio e o Altar-mor, todos contemporâneos. A imagem de Sant’Anna mede um metro e meio e foi trazida de Portugal. Foi capela particular da família Furtado Leite (Fundadores do Distrito de Cocais) e da família Pinto Coelho, da qual descende o Barão de Cocais que se encontra sepultado no interior da igreja.

Sitio Arqueológico Pedra Pintada

O sitio arqueológico Pedra Pintada situa-se no distrito de Cocais, a 3,5 Km de Barão de Cocais. Localizado a 1070 m no nível do mar, a região faz parte do conjunto montanhoso da cadeia do Espinhaço, cuja importância ambiental foi reconhecida pela UNESCO em 2005.

Possui 122 pinturas feitas com pigmentos minerais, basicamente o ferro, divididas em três painéis, onde predominam os animais: macacos, veados, aves, mamíferos, peixes, além de armas com lanças e pontas de flechas. O Sítio Arqueológico está localizado em área particular, mas está aberto à visitação mediante pagamento de uma pequena taxa.
Mais

hospedagem

Pousada & Restaurante Vila Cocais

A pousada possui estacionamento privativo, suítes com varanda, TV, sistema interno de vídeo, frigobar, cama box, colchão de molas, ducha com aquecimento a gás, secador de cabelo, internet e uma suíte com ventilador de teto e hidromassagem. A roupa de cama é 100% algodão 200 fios. Para as crianças, casinha de brinquedo e balanço.
Acorde ao som dos pássaros da região e tome um delicioso café da manhã na varanda do restaurante. 

conheça

Pousada das Cores

A Pousada das Cores, além da hospedagem, possui salão de festas com 50 mesas, barzinho, piscina, espaço “Café com Prosa” com muitas mesas, bancadas de mármore para cursos de pães e quitandas, fogão a lenha, churrasqueira, tudo isto cercado de muito verde. Há também uma igrejinha em estilo mourístico de São Francisco e Santa Clara.

  • Endereço: Rua José de Almeida Nº: 380 centro
  • Telefone: (31) 3837-9186
  • E-mail: cocais@pousadadascores.com.br
conheça
Mais

Restaurantes

Mais

dicas

O distrito de Cocais guarda aquele aspecto interiorano típico dos pequenos vilarejos mineiros, além de belas paisagens e cachoeiras. Destaque para o sítio arqueológico da Pedra Pintada.

serviços

Prefeitura (Barão de Cocais)

(31) 3837-7600

Secretaria de Turismo (Barão de Cocais)
(31) 3837-7619

Rodoviária
(31) 3837-1740

Site (Barão de Cocais)
www.baraodecocais.mg.gov.br