Caeté

  • 40.786 Habitantes

Situada na região metropolitana de Belo Horizonte, a 60 km da capital mineira, a história da cidade de Caeté teve início no ciclo do ouro, guardando importantes episódios, como a guerra civil dos Emboabas, disputa entre paulistas e portugueses que almejavam a posse das minas.

Compondo a paisagem do município, está a Serra da Piedade, importantíssimo marco histórico, religioso, paisagístico e turístico, hoje patrimônio natural do Estado.

Cercada pelas serras e densa vegetação, Caeté proporciona um clima aprazível para se viver e para a prática de atividades de ecoturismo e turismo de aventura, tendo grande tradição no arvorismo.

Foi citada pela Revista Veja como um dos nove principais destinos do Brasil para a prática de esportes radicais.

Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso
Museu Iphan
Serra da Piedade - Créditos João Miranda
Serra da Piedade - Créditos Flavio Forner
Igreja Matriz Nossa Senhora do Bonsucesso - Crédito Matheus Evangelista
Museu Casa João Pinheiro e Israel Pinheiro
Serra da Piedade - Nossa Senhora da Piedade
Serra da Piedade - Ermida
Pelourinho do Poder
Observatório
Igreja Nossa Senhora Mãe de Deus - Roças Novas
Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso
Igreja Matriz Nossa Senhora Bom Sucesso
Igreja Matriz de nossa senhora de Nazaré - distrito do Morro Vermelho
Coreto - Praça da Matriz
Centro histórico - Igreja Matriz e Serra da Piedade
Cachoeira de Santo Antônio
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Santuário Nossa Senhora da Piedade

Composto pela Ermida de Nossa Senhora da Piedade, Igreja abrigo, restaurante panorâmico, cruzeiro e casa de Romeiros. Na subida até o cume estão localizados 15 painéis de azulejos com cenas da via sacra. 

Está inserido na Serra da Piedade, um dos picos mais elevados da cordilheira do Espinhaço, com altitude de 1.783 metros, localiza-se no município de Caeté, divisa com Sabará.

Sua história está estreitamente ligada a ocupação do território mineiro, como um dos mais significativos referenciais utilizados pelos primeiro aventureiros em busca de ouro.

Cachoeira de Santo Antônio

Possui uma queda de 80 metros, formando um grande lago. Para se chegar a ela percorre-se um trajeto difícil, de rara beleza, onde os carros de passeio não conseguem acessar. Está situada no distrito do Morro Vermelho, a 17km de Caeté. 
Mais

hospedagem

Tauá Resort Caeté



O Tauá Resort Caeté conta com pistas de boliche, sala de cinema, um amplo parque aquático com piscinas abertas e várias piscinas térmicas, spa com hidromassagem, boate (aberta aos finais de semana), um mini shopping, com uma grande variedade de produtos, vários restaurantes e bares, epaço para eventos e entre outras atrações.  São 350 apartamentos confortáveis e uma equipe de profissionais pronta para atender hóspedes de todas as idades.

  • Endereço: BR-381 - antiga Nº: 262 Zona Rural
  • Telefone: (31) 3236-1900
  • E-mail: reservas5@taua.com.br
conheça

Hotel Vovó Duda


Hotel Pousada Vovó Duda possui atendimento personalizado e qualidade  na prestação de seus serviços em hospedagem, lazer e eventos.
Sua estrutura oferece tranquilidade e bem-estar. Área de lazer completa com piscina, passeios de charretes, cavalos, trilhas ecológicas, salão de jogos, quadra de peteca, lagoas,visitas a pontos turísticos de Caeté e região, assim como auditórios para atender a eventos do pequeno ao grande porte, enfatizando também o turismo de negócios, como treinamentos, convenções e congressos. 

  • Endereço: Estrada Morro Vermelho Nº: s/n São Geraldo
  • Telefone: (31) 3651-9180
  • E-mail: contato@hotelpousadavovoduda.com.br
conheça

Pousada Santuário

A 45 km do centro de Belo Horizonte, no município de Caeté, próximo a Serra da Piedade. Lugar de rara beleza, com vista para matas e montanhas que se perdem no horizonte. A fauna e a flora permanecem intactas.
A Pousada Santuário alia o sossego do campo, com possibilidades de visitas a pontos turísticos e caminhadas ecológicas.

  • Endereço: Rodovia MG 435 km 6,5 Nº: 00 Penedia
  • Telefone: (31) 999526411
  • E-mail: santuariopousada@gmail.com
conheça
Mais

dicas

Não deixe de conhecer a Serra da Piedade, onde os visitantes tem uma maravilhosa vista das montanhas de Minas. De lá avista-se as cidades de Belo Horizonte, Caeté, Lagoa Santa, Raposos e Sabará.

É um lugar propício a reflexão e encontro com Deus, além de uma excelente opção para momentos de relaxamento e aproximação com a natureza. Todos os anos milhares de fiéis peregrinam em direção ao local, onde se encontra a imagem de Nossa Senhora da Piedade, esculpida por António Francisco Lisboa no século 18.

O conjunto paisagístico, artístico e cultural do Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, é o primeiro em Minas Gerais a receber o título de Atrativo Turístico de Especial Relevância.

serviços

Prefeitura
(31) 3651-3266

Secretário de Turismo
(31) 3651-8053

Centro de Atendimento ao Turista
(31) 3651-8708

Rodoviária
(31) 3651-2632

Site
www.caete.mg.gov.br