Brumadinho

  • 35.085 Habitantes

Situada a 60 km de Belo Horizonte, na Região Metropolitana, Brumadinho acolhe uma das maiores preciosidades culturais e naturais do país: o Instituto Inhotim, belíssima combinação de museu de arte contemporânea com jardim botânico. 

O local ganhou o título de maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo e possui mais de quatro mil espécies de plantas, com destaque para as palmeiras, as orquídeas e os copos-de-leite.
 
Também faz parte do município de Brumadinho o deslumbrante Parque Estadual do Rola Moça, com belas montanhas e repleto de mirantes e trilhas para caminhadas.

Na cidade também acontece o tradicional Brumadinho Gourmet O festival traz o melhor da arte, cultura e gastronomia, privilegiando os restaurantes e chefes de cozinha da cidade mineira para que possam divulgar seus pratos. 

Museu do Inhotim
topo_brumadinho
Parque Estadual Serra do Rola Moça - Crédito: Evandro Rodney
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Brumadinho Gourmet

O Brumadinho Gourmet é realizado anualmente  no bairro Casa Branca. O festival traz o melhor da arte, cultura e gastronomia, privilegiando os restaurantes e chefes de cozinha da cidade mineira para que possam divulgar seus pratos. A proposta do evento é construir um painel de produção cultural em Minas Gerais, trabalhando com artistas regionais e grupos de artes e ciências de expressão no estado.
O evento acontece normalmente no mês de agosto. 

Parque Estadual Serra do Rola Moça

O nome curioso do parque vem de um “causo” mineiro imortalizado pelo escritor Mário de Andrade num poema. Ele conta que um casal, após a cerimônia de casamento, cruzou a serra de volta para casa, ao que o cavalo da moça escorregou no cascalho e caiu no fundo do grotão. O marido, desesperado, esporou seu cavalo ribanceira abaixo e, depois da tragédia, o nome “rola-moça” teria se perpetuado como apelido da serra.

Dados gerais e curiosidades:
Criado em 27 de setembro de 1994 com 3.940 hectares.
Municípios: Belo Horizonte, Brumadinho, Nova Lima e Ibirité.
É o terceiro maior parque em área urbana do país.
O parque integra a região do Quadrilátero Ferrífero, porção sul do Complexo da serra do Espinhaço.

Atrações:
- Estrada Velha.
- Manancial Catarina.
- Manancial Taboões.
- Mirante dos Planetas.
- Mirante Morro dos Veados.
- Mirante Três Pedras.
- Trilha da Travessia – 3h (caminhada).
- Trilha das Pitangueiras – 1h 30 (caminhada).
- Trilha do Cerrado – 40 minutos.

Para visitar:
Todos os dias, das 8:00 às 17:00. É necessário agendamento prévio para visitas monitoradas. Há transporte público para o parque, com a viação Santa Fé. É possível circular de carro em alguns trechos do parque. Estacionamento e entrada gratuitos. 

Contato: 
E-mail: perolamoca@meioambiente.mg.gov.br 
Telefone: (31) 3581-3523 / Fax: (31) 3581-3782. 
Endereço: Av. Montreal, s/nº, Bairro Jardim Canadá, Nova Lima, Minas Gerais, CEP 34.000-000. 

Distância:
Belo Horizonte: 25 km.
Ibirité: 15 km.
Rio de Janeiro: 425 km.
Sabará: 42 km.

Como chegar:
O acesso pode ser feito pela BR-040. A portaria principal situa-se no bairro Jardim Canadá, município de Nova Lima, a cerca de 30 km do centro de Belo Horizonte. O município de Belo Horizonte oferece conexão rodoviária com importantes cidades do Brasil através das rodovias BR-381 em a direção São Paulo, BR-040, em direção ao Rio de Janeiro e BR-262 em direção a Brasília. Além destas, dispõe do Aeroporto da Pampulha, com vôos regionais e pontes aéreas para São Paulo e Brasília e do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins.

Inhotim Instituto Cultural

Inhotim é um lugar em contínua transformação, onde a arte convive em relação única com a natureza. Ocupa uma área de 100 ha de jardins botânicos com uma extensa coleção de espécies tropicais raras e um acervo artístico de relevância internacional.

Arte Contemporânea - no acervo do Inhotim mais de 500 obras de 100 artistas de 30 nacionalidades diferentes. Pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo e instalações de renomados artistas brasileiros e internacionais são exibidos em galerias espalhadas pelo Jardim Botânico.

Jardim Botânico - a área total do Jardim Botânico Inhotim, em constante crescimento, está distribuída em seus dois principais acervos: Reserva Natural, com 300 hectares de mata nativa conservada, e área de visitação, com 100 hectares de jardins de coleções botânicas e cinco lagos ornamentais que somam 3,5 hectares de área.
Mais

hospedagem

Tiô Isolda Artes & Hospedaria

Localizado a 43 km de Inhotim, o Tiô Isolda Artes & Hospedaria oferece acomodação em Casa Branca. Para sua comodidade, a propriedade oferece WiFi em todas as áreas e estacionamento privativo no local, ambos gratuitos.Uma TV de tela plana é fornecida. Além disso, a propriedade dispõe de recepção 24 horas. 

  • Endereço: Rua Dora Pacheco Nº: 292 Casa Branca
  • Telefone: (31) 997836737
  • E-mail: contato@tiohospedaria.com.br
conheça

Ville de Montagne Hotel

Além de Wi-Fi e estacionamento gratuitos, o Ville de Montagne Hotel oferece serviços práticos, como recepção 24 horas, salas de reuniões e lavanderia. Também conta com um bar no local, onde você pode desfrutar de bebidas. Os quartos do Ville de Montagne incluem ar-condicionado, ventilador, frigobar, TV de tela plana a cabo e banheiro privativo com secador de cabelo. As unidades de luxo contam com banheira.
Você pode desfrutar do buffet de café da manhã diário no restaurante. Inclui frutas frescas, pães, frios e uma seleção de bebidas quentes e geladas. 

  • Endereço: Anibal Coelho Nº: 95 São Bento
  • Telefone: (31) 3571-4526
  • E-mail: villedemontagnehotel@gmail.com
conheça

Pousada Estalagem da Villa


Na Pousada Estalagem da Villa, você pode desfrutar de uma sauna comunal e jardim. Outras comodidades incluem um lounge compartilhado, salão de jogos e piscina. Todos os quartos possuem uma TV e banheiro privativo com produtos de banho de cortesia. Diversas atividades podem ser desfrutadas no local ou nos arredores, incluindo trilhas a pé. Além disso, a propriedade também dispõe de estacionamento e WI-FI gratuitos.



conheça
Mais

Restaurantes

Mais

dicas

A cidade de Brumadinho, com 35 mil habitantes, está localizada no Vale do Paraopeba e possui, além de belezas naturais, riquezas históricas e culturais.

Escravos alforriados formaram a comunidade quilombola de Sapé. A comunidade mantém suas tradições, com Congado e a Guarda de Moçambique, atrativo cultural importante na cidade.

Em Inhotim, o visitante tem diante de si inúmeras possibilidades de caminhos e percursos, ora se deparando com obras de arte, ora com espécies raras de planta. Não há como sugerir um único trajeto. Não há roteiros predefinidos. O melhor é se entregar à experiência.

serviços

Prefeitura
(31) 3571-3001

Secretário de Turismo
(31) 3571-2430

Site
www.brumadinho.mg.gov.br