Barbacena

  • Cidade das Rosas
  • 132.980 Habitantes

Grande produtora de frutos e flores, Barbacena se localiza na Serra da Mantiqueira, a aproximadamente 169 km de Belo Horizonte.

Conhecida por "Cidade das Rosas" devido ao grande cultivo da flor, a cidade se destaca também pelo seu cenário histórico construído, em sua maioria, no estilo barroco. A suntuosa Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, o Museu Municipal e o Solar das Andradas, entre outros, fazem parte do vasto acervo colonial da cidade. 

A atual Casa de Cultura e antiga Cadeia Velha é tombada pelo IEPHA e abriga a Biblioteca Pública Municipal e o Conservatório Municipal. O Centro Ferroviário de Cultura, instalado na antiga estação, oferece cursos de dança, esportes, artes plásticas, cênicas e ainda possui uma galeria de arte. 


Vista da cidade
Igreja Matriz
Pontilhão
Escola Agrotécnica
Igreja Nossa Senhora da Piedade
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade

Iniciada na primeira metade do século XVIII, a partir de risco do Sargento-mor José Fernandes Alpoim,  sua construção demorou anos até ser finalizada.

A igreja apresenta partido arquitetônico com nave, capela-mor, ambas ladeadas por corredores e capelas laterais, tendo ao fundo a sacristia. Sua fachada é simplificada em composição plana, com frontão movimentado em curvas e contracurvas, duas torres em pedra, destacando-se a portada com trabalho decorativo em pedra constituído de coroamento em "brisé" e nicho onde se vê a imagem da padroeira.


Museu Municipal de Barbacena

O Museu funciona na antiga residência do político comendador João Fernandes de Oliveira Pena. A construção está datada de 1810, no estilo Colonial Mineiro.

O Museu abriga um variado acervo de peças de titulares do Império, objetos pessoais de políticos ilustres, mobiliário do século XIX, centenas de fotografias da cidade nos últimos 100 anos e outras peças de grande valor histórico.

Museu da Loucura

O Museu da Loucura foi inaugurado em 16 de agosto de 1996, através de uma parceria entre a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e a Fundação Municipal de Cultura de Barbacena (Fundac).

Faz parte do projeto “Memória Viva” e resgata a história da cidade, mantendo em seus locais originais o Núcleo Histórico. Está instalado no torreão do hospital construído em 1922.

É uma importante construção arquitetônica considerada símbolo do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB), fato que motivou a escolha do local para abrigar o museu.
Mais

hospedagem

Hotel Serra das Vertentes

Situado próximo ao centro de Barbacena, o Hotel Serra das Vertentes oferece quartos confortáveis com TV a cabo, além de Wi-Fi e estacionamento gratuitos. As acomodações são simples, equipadas com telefone, e algumas incluem frigobar. 

conheça

Hotel Senac Grogoto

Localizado a 5 km do centro de Barbacena, o Hotel Senac Grogotó está situado em uma grande propriedade que oferece quadras esportivas, piscinas coberta e ao ar livre, banheiras de hidromassagem e tratamentos de spa. Para sua comodidade, o Wi-Fi é gratuito em todas as áreas. Outras comodidades disponíveis no Grogotó Hotel incluem academia, parquinho infantil e biblioteca. Você também pode desfrutar de atividades ao ar livre, como trilhas a pé.
Todos os quartos do Grogotó são decorados com iluminação aconchegante, aquecimento individual e sistema de circulação de ar. Apresentam vista da paisagem, TV via satélite, frigobar e banheiro privativo.O buffet de café-da-manhã diário inclui uma variedade de frutas frescas, pães e frios. Você também pode desfrutar de especialidades regionais e internacionais, bem como uma seleção de bebidas no restaurante e bar escocês do hotel.

  • Endereço: Rua Cruz das Almas Nº: 000 Caiçaras
  • Telefone: (32) 3339-3130
  • E-mail: reservasgrogoto@mg.senac.br
conheça
Mais

dicas

A cidade é conhecida em todo o país como "Cidade das Rosas" em função da grande produção local desta flor.

Barbacena ainda possui um calendário recheado de eventos culturais, sendo os mais famosos, o Jubileu de São José, a Festa das Rosas e o Festival da Loucura. 

serviços

Prefeitura
(32) 3339-2074

CENATUR (Empresa Municipal de Turismo)
(32) 3339-2084 

Terminal Rodoviário
(32) 3332-1874 

Aeroporto Major-Brigadeiro Doorgal Borges
(32) 3333-1701